Lula, Mandetta e Ciro superariam Bolsonaro em 2º turno, mostra pesquisa

Jair Bolsonaro
Aliados comemoram saída de Ernesto Araújo, mas criticam Bolsonaro (Arquivo EBC)

Uma pesquisa realizada pelo Atlas Político aponta que o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), perderia as eleições se disputasse um eventual segundo turno em 2022 contra Luiz Henrique Mandetta, Ciro Gomes, Lula e Fernando Haddad. Já o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), empataria com o atual presidente no mesmo cenário, de acordo com a margem de erro de dois pontos percentuais do levantamento divulgado nesta quinta-feira (11). O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), também aparece em cenários pesquisados pelo Atlas Político.

A pesquisa foi realizada a partir de diferentes cenários, como um primeiro turno com e sem a participação de Lula, que voltou a ser elegível após o ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), anular as condenações do ex-presidente. No caso de um primeiro turno com Lula, 32,7% responderam que votariam em Bolsonaro. No caso de um primeiro turno sem o petista, 32,3% votariam no atual presidente, de acordo com o Atlas Político.

Em possíveis cenários de segundo turno das eleições, quem obteria maior vantagem contra Bolsonaro seria o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, com diferença de 9,7 pontos em relação ao presidente. Contra Ciro Gomes, ainda segundo a pesquisa, Jair Bolsonaro estaria em desvantagem por 7,2 pontos. No caso de uma disputa entre Lula e o atual presidente, 44,9% votariam no petista e 38,8% em Bolsonaro. Ainda segundo a pesquisa, o mandatário derrotaria o apresentador de TV Luciano Huck no segundo turno, por uma diferença de 4,8 pontos.

Pesquisa segundo turno
Presidente seria derrotado por quatro figuras no segundo turno, aponta pesquisa (Reprodução/Atlas Político)

Outras informações também foram divulgadas no levantamento que reúne 3.721 entrevistas realizadas por questionários aleatórios via internet, entre a segunda-feira (8) e hoje, como dados sobre a aprovação do governo de Jair Bolsonaro e apoio ao impeachment do presidente. De acordo com a pesquisa, 24,5% avaliaram o governo atual como ótimo ou bom, e 57% o consideram ruim ou péssimo. Além disso, 54.6% se mostraram favoráveis ao impeachment do presidente, e 41.3% são contra o processo.

A pesquisa também avalia a imagem que os líderes têm entre o público: Mandetta foi o mais bem avaliado neste quesito, com 40% de votos para uma imagem positiva. Em seguida, vem Bolsonaro, que tem a imagem vista por 36% como positiva, e por 60% como negativa. O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é quem teve a imagem avaliada da pior forma, com 71% dos votos negativos.

Imagens de líderes
Ex-ministro da Saúde teve imagem mais avaliada como positiva (Reprodução/Atlas Político)

Kalil aparece em pesquisa

Alexandre Kalil (PSD) também aparece na pesquisa nos cenários de primeiro turno. Com a participação de Lula, 0,7% votariam no prefeito. Sem o petista na disputa, ainda em primeiro turno, Kalil teria 0,8% dos votos.

Nos dois cenários, o prefeito de BH aparece tecnicamente empatado com Flávio Dino (PCdoB), Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (Psol), Luciano Huck (sem partido) e João Amoedo (Novo).

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!