PBH anuncia a compra de 4 milhões de doses da vacina Sputnik

vacina
Kalil afirmou que disponibilizará os imunizantes ‘assim que a lei permitir’ (FOTO ILUSTRATIVA: Reprodução/Agência Brasil)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (12), que vai comprar 4 milhões de doses da vacina Sputnik, imunizante contra a Covid-19. O prefeito da capital, Alexandre Kalil (PSD), disse que a negociação pelas doses aconteceu juntamente ao senador Antônio Anastasia (PSD). Segundo o chefe municipal, o investimento nas vacinas da Rússia ficou em torno de R$ 200 milhões.

“Belo Horizonte vai comprar 4 milhões de doses da vacina Sputnik. Conversei com Anastasia [Antonio, senador], já tivemos a conversa com a Rússia, e vamos disponibilizar essas vacinas assim que a lei permitir”, afirmou Alexandre Kalil. “E vamos garantir o pagamento adiantado para que não haja problema burocrático. Estamos providenciado essas 4 milhões de doses, cerca de R$ 200 milhões investidos”, concluiu.

Além desse anúncio, o prefeito voltou a falar sobre a importância do governo federal para a distribuição de imunizações e pontuou que a União tem a oportunidade de assumir o controle na compra de vacinas. No entanto, Kalil afirmou que ele mesmo o fará, uma vez que o STF (Supremo Tribunal Federal) permitiu. “O governo federal tem uma grande chance de tomar as rédeas do país. Mas se Deus e o STF me deram essa missão, eu vou cumprir. Pena que temos milhares de irresponsáveis muito mais perto de nós que o governo federal”, disse, ao se referir aos belo-horizontinos que desrespeitam as medidas contra a Covid-19.

Consórcio para compra de vacinas

Nessa quarta-feira (10), Alexandre Kalil protocolou um projeto de lei para firmar um consórcio entre os municípios mineiros visando a compra de vacinas contra a Covid-19. A prefeitura enviou o documento para a CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte), que foi distribuído ontem – a expectativa é que seja votado, no máximo, até o início de abril, mas a análise em plenário pode ser antecipada em reunião extraordinária. O objetivo do projeto é comprar os imunizantes para que haja uma vacinação em massa que seja capaz de frear os riscos de colapso no sistema de saúde de Minas Gerais.

Além disso, o texto do projeto demonstra preocupação com a volta das atividades econômicas e com a geração de empregos na capital. O projeto tem apoio da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), que dá sinal positivo para que a ação seja em nível nacional. Segundo o projeto, o consórcio vai facilitar a compra de vacinas sejam pelos preços, condições contratuais ou prazos de envio. Embora seja uma ação em conjunto, objetiva-se que cada prefeito tenha autonomia para comprar os imunizantes.

Kalil endurece restrições em BH

Hoje, Kalil anunciou o endurecimento das restrições de circulação na cidade de Belo Horizonte. Segundo o político, a partir de agora estão suspensos cultos religiosos, retiradas em restaurantes, caminhadas e parques – além do comércio varejista da construção civil. A prefeitura de BH também informou que começará a autuar e fechar atividades dentro de prédios comerciais.

“Não podemos continuar nessa lotação no transporte público sendo que a cidade está toda fechada. Está tendo um mistério e esse mistério está dentro dos prédios comerciais. Esse é um estudo que demanda tempo e nós vamos, em cerca de 10 dias, vamos detectar e fechar esses escritórios também”, afirmou Kalil (leia mais aqui).

Edição: Thiago Ricci
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!