Cidade de SP registra 1ª morte de paciente com Covid na fila de espera por leito de UTI

leitos de hospital ocupados
Homem morreu sem poder receber atendimento, já que os leitos disponíveis estão todos ocupados (FOTO ILUSTRATIVA: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Uma pessoa com Covid-19 morreu na fila de espera por um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na cidade de São Paulo. O caso foi revelado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) na manhã desta quinta-feira (18).

Esta é a primeira ocorrência de morte ligada à falta de estrutura das unidades de saúde na maior cidade do país, que já não estão dando conta de absorver a demanda no pior momento da pandemia de Covid-19.

Até esta quarta-feira (17), 395 pessoas aguardavam por um leito de UTI na cidade de São Paulo. “É um momento triste e muito difícil”, disse Covas.

Em entrevista concedida à GloboNews, o prefeito confirmou que a primeira morte por falta de atendimento aconteceu na zona leste da capital paulista.

O nome, a idade e a unidade onde a pessoa não conseguiu ser atendida não foram revelados por Covas.

Segundo o prefeito, a cidade de São Paulo atingiu taxa de ocupação de 88% dos leitos de UTI para o atendimento de pacientes com Covid-19. “A gente vê colapsando todo o sistema de saúde”, afirmou.

Para Covas, se houver continuidade do aumento de casos, “a gente vai ver ampliar esses casos de pessoas que não conseguem um leito de UTI”, disse.

O prefeito adiantou que vai anunciar, ainda nesta quinta-feira (18), medidas mais duras para restringir a circulação de pessoas pela cidade. “Não há nenhum prazer pessoal em fechar comércio, parques e restringir a circulação das pessoas. É uma necessidade”.

Folhapress

A Folhapress é a agência de notícias do Grupo Folha, uma das mais tradicionais do país. Comercializa e distribui diariamente fotos, textos, colunas, ilustrações e infográficos.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!