Idosa asiática leva soco em ataque xenofóbico e ‘nocauteia’ agressor

Idosa asiática sofre ataque
Vítima revidou com uma tábua de madeira, mas agora lida com consequências físicas e psicológicas do ataque (Reprodução/KPIX TV)

Uma senhora asiática de 75 anos foi atacada com um soco, enquanto esperava para atravessar a rua, por um homem loiro, em plena luz do dia, nessa quarta-feira (17). Xiao Zhen Xie não deixou barato e revidou, pegando uma tábua de madeira e acertando o agressor no rosto. O caso ocorreu em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, e a polícia investiga se o ataque foi motivado por um fator racial. Agora, uma vaquinha criada pelo neto da idosa busca arrecadar dinheiro para cobrir as despesas médicas.

De acordo com o Washington Post, Steven Jenkins, de 39 anos, também foi responsável pelo ataque de outra pessoa idosa asiática no mesmo dia. Os crimes ocorreram um dia depois que, na Geórgia, três spas de massagens foram alvos de tiroteios: oito pessoas, incluindo seis mulheres de origem asiática, morreram nos ataques. Um homem de 21 anos, Robert Aaron Long, foi detido pela suspeita de ter planejado e executado os três tiroteios.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, Xiao Zhen Xie aparece gritando e pedindo ajuda na rua, com os olhos roxos, depois de ter sido atacada. O agressor, Steven Jenkins, também aparece ferido nas imagens e sendo levado por paramédicos em uma maca. “Este vagabundo, ele me bateu!”, gritou a vítima para as pessoas que passavam na rua.

Vaquinha

Depois que o ataque repercutiu, o neto da vítima, John Chen, criou uma vaquinha online para arrecadar o dinheiro necessário para os tratamentos médicos e psicológicos dos quais a idosa vai precisar. “Ela está sofrendo com dois olhos roxos, e um deles está sangrando sem parar. O pulso dela também está inchado. Ela foi extremamente afetada mental, física e emocionalmente. Ela também disse que tem medo de sair de casa a partir de agora”, diz a descrição da página.

Xiao Zhen Xie
Vítima não consegue abrir um olho e sofre com consequências psicológicas após ataque (Reprodução/John Chen/GoFundMe)

Nessa quinta-feira (18), o neto fez outra publicação na vaquinha com atualizações sobre o estado de saúde dela: “Depois de um dia de descanso, a condição dela melhorou um pouco. No entanto, a condição mental dela ainda é instável. Toda vez que o episódio é mencionado, ela fica muito emocionada e começa a chorar”, diz o texto. Chen ainda conta que a avó não consegue abrir um olho, só consegue comer mingau e sente tontura.

“Quando falamos com ela, ela disse que ‘espera que a geração mais nova de americanos-asiáticos possa defender uns aos outros, e defender os mais idosos”, completa o neto. Até o início da noite desta sexta-feira (19), a vaquinha já arrecadou US$ $717, o que corresponde a cerca de R$ 3.942.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão
Sofia Leãosofia.leao@bhaz.com.br

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco na editoria de Esportes no BHAZ.

Comentários