Com banco de leite humano em baixa, maternidade Odete Valadares precisa de doadoras

Odete Valadares doações leite materno
A Maternidade teve baixa nas doações por conta da pandemia (Avanilton de Aguilar/BHAZ)

A Maternidade Odete Valadares enfrenta o desafio de manter os estoques de leite humano abastecidos durante o momento de maior disseminação e contágio da Covid-19. Já no início do ano passado, o BLH (Banco de Leite Humano) da maternidade readequou os procedimentos de cadastro de novas doadoras e de coleta domiciliar para garantir a segurança tanto de seus trabalhadores quanto das doadoras.

A unidade promoveu campanhas de estímulo à doação e conseguiu passar o ano de 2020 com bons estoques para continuar atendendo tanto os bebês da própria maternidade quanto os de instituições parceiras na capital e no interior. Porém, em 2021, o cenário tem sido diferente: em fevereiro, o banco de leite captou 168 litros de leite humano. Em março, até o dia 18/3, a captação tinha sido de apenas 93 litros de leite, o que é insuficiente para atender toda a demanda de, em média, 130 bebês.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano da MOV, Maria Hercília Barbosa, é necessário aumentar em, aproximadamente, 32% a captação de volume de leite para conseguir restabelecer os níveis adequados. “Na própria triagem, já perguntamos se a doadora ou alguém de sua família está com sintomas gripais. Além disso, readequamos o procedimento de coleta. As orientações são dadas por telefone, os exames da doadora são recebidos por e-mail e, se estiver tudo ok, ela recebe o kit para coleta (touca, máscara e vidro esterilizado) na porta de casa. A equipe do banco de leite também não adentra a casa da doadora para buscar o leite”, explica.

Proteção aos recém-nascidos

A doação de leite humano é essencial para salvar vidas de bebês prematuros ou doentes, internados em unidades de terapia intensiva e de cuidados intermediários neonatais. O leite materno fornece, entre tantos outros benefícios, anticorpos necessários para fortalecimento do sistema imunológico dos recém-nascidos. Além disso, protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias. Ele também diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade. 

Quem pode doar?

Toda mulher saudável que esteja com excedente de leite e possua exames de pré-natal negativos pode ser doadora. É só entrar em contato com o Banco de Leite Humano pelos telefones (31) 3337-5678 ou 3298-6008 para realizar seu cadastro. Importante ressaltar que a pessoa que tenha contraído covid-19 e já tenha se recuperado, passado o período de isolamento de 15 dias, pode doar seu leite sem problemas. As vacinadas contra a doença também podem ser doadoras de leite.

No BLH, o leite materno passará por processamento e controle microbiológico, com todo o rigor necessário para que o alimento saia com qualidade certificada aos bebês. “Pedimos que as mães continuem doando seu excedente de leite, continuem nos ajudando nessa causa, que é de toda a sociedade. Quem souber de alguma mãe que está com excedente de leite, indique um banco de leite e ajude a salvar vidas”, frisa Maria Hercília.

Com Agência Minas

Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!