Vereadora Sônia Lansky anuncia renúncia ao cargo; Pedro Patrus assume

Sônia Lansky
Câmara Municipal ainda não foi comunicada formalmente a respeito da decisão (Karoline Barreto/CMBH)

A vereadora Sônia Lansky da Coletiva (PT) anunciou, nesta quarta-feira (24), sua renúncia ao cargo na CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte). De acordo com publicação divulgada nas redes sociais, a decisão foi tomada por motivos de saúde. Quem assume no lugar da parlamentar é Pedro Patrus, também do PT, que já foi vereador da capital mineira por dois mandatos e ficou como primeiro suplente nas eleições de 2020. Ao BHAZ, ele contou que ainda não foi comunicado formalmente a respeito da decisão e espera conversar com a colega de partido em breve.

“Compartilho hoje com vocês uma das decisões mais difíceis que já precisei tomar. Por motivos de saúde, renuncio ao cargo de vereadora na Câmara Municipal de BH. A luta pelo SUS e por justiça social, como a minha trajetória evidencia, sempre foi pilar na minha vida. Isso não mudou. As minhas lutas e militância seguirão firmes, fora da arena do legislativo municipal”, escreveu Sônia Lansky, que tem como pauta principal a defesa da saúde pública, no Instagram.

“Não tenho dúvidas que todos os companheiros de luta seguiremos bem representados com a chegada de Pedro Patrus para assumir a vaga. Por dois mandatos Pedro já comprovou a sua seriedade e compromisso na representação das trabalhadoras e trabalhadores na luta por uma cidade mais justa e inclusiva. O cenário atual que enfrentamos no país exige união de forças. Essa luta continua. Seguiremos na cidade construindo cada uma do seu modo esse nosso sonho de um país mais justo, digno, livre e feliz para todas e todos”, completou.

Quem assume

A assessoria de imprensa da CMBH informou que, até o fechamento do protocolo, às 15h, nenhum ofício comunicando a renúncia de Sônia Lansky havia sido recebido. Caso o documento tenha sido enviado após o horário e a Câmara receba o anúncio até amanhã, o órgão tem até 48 horas para convocar o suplente, Pedro Patrus. A partir de então, ele terá 30 dias para tomar posse.

O suplente também não foi informado formalmente a respeito da renúncia. “Não conversei com ela ainda, não tive contato. Estamos esperando o comunicado oficial, com muita tranquilidade. Pelo que eu vi, é uma questão de saúde, mas eu não estava sabendo. Acompanho as movimentações da CMBH, mas não por dentro dos mandatos”, afirmou Patrus ao BHAZ.

Caso a renúncia se concretize, o suplente garante que dará continuidade ao trabalho da vereadora de forma alinhada. “Tenho muito carinho e sei muito da capacidade e da importância que a Sônia representa na CMBH. Somos do mesmo partido, compartilhamos lutas comuns pelo bem da cidade, então com certeza as bandeiras são muito parecidas. A nossa luta não para, e nossas pautas são alinhadas em prol de BH, dos mais pobres, das pessoas que mais precisam”, finalizou.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!