Minas recebe 475 mil novas doses e começa vacinação de 65 a 69 anos

décima remessa de vacinas contra Covid-19 no Aeroporto de Confins
Novas vacinas chegaram em Belo Horizonte na manhã de hoje (BH Airport/Divulgação)

Minas Gerais recebeu nesta sexta-feira (26) a décima remessa de vacinas para imunização da população mineira contra a Covid-19. O novo lote tem, ao todo, 475.600 doses, sendo 116.600 da AstraZeneca/Fiocruz e 359 mil da CoronaVac, imunizante desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac e produzido pelo Instituto Butantan. Para o enfrentamento à pandemia, o estado também passará a contar com 862 novos policiais militares, que se formaram nessa quinta-feira (25) e vão atuar na capital e na região metropolitana de BH.

Vacinação

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, recebeu as vacinas por volta das 7h desta sexta-feira (26). “Chegada de mais 475.600 novas doses contra a Covid-19. Com essa remessa daremos início à vacinação de pessoas com idade entre 65 e 69 anos. Também seguiremos imunizando os trabalhadores da Saúde, as comunidades quilombolas e os idosos de 70 a 74 anos”, escreveu o governador, em rede social.

Seguindo o Plano Nacional de Imunização (PMI), do Ministério da Saúde, receberão as doses da CoronaVac 23% da população de 65 a 69 anos, 22% da população de 70 a 74 anos e 2% dos trabalhadores da área da Saúde. Já com as doses da AstraZeneca serão imunizados, nesta fase, 7% da população entre 65 e 69 anos, além de 37% das comunidades quilombolas.

Todos os imunizantes recebidos hoje serão usados para a aplicação da primeira dose, seguindo nova orientação do Ministério da Saúde. Eles serão encaminhados às 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs) do estado, e, posteriormente, chegarão aos municípios, que são responsáveis pela aplicação das vacinas.

Linha do tempo

  • No dia 18 de janeiro, o estado recebeu o primeiro lote de vacinas, com 577.480 doses da CoronaVac;
  • Em 24 de janeiro, chegaram 190.500 doses da vacina de Oxford, importada da Índia;
  • No dia 25 de janeiro, o aeroporto de Confins recebeu uma nova remessa de vacinas com 87.600 doses da CoronaVac.;
  • No dia 7 de fevereiro, o estado recebeu mais 315.600 doses de CoronaVac;
  • Em 24 de fevereiro, chegaram 357.400 doses de vacinas, sendo 220 mil da AstraZeneca/Fiocruz e 137.400 da CoronaVac;
  • Em 3 de março, foram 285.200 doses de CoronaVac;  
  • No dia 9 de março, chegaram 303.600 doses de vacina CoronaVac;
  • Em 17 de março, foram 509.800 doses da CoronaVac;
  • No dia 20 de março, chegaram ao aeroporto 542.550 mil doses da CoronaVac;
  • Hoje (26), o aeroporto recebeu 475.600 doses, sendo 116.600 da AstraZenca e 359 mil doses da CoronaVac.

Fiscalização

Novos policiais militares vão reforçar as ações da PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais) em Belo Horizonte e região metropolitana, no combate à criminalidade e também no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Nesta quinta-feira (25), o governador Romeu Zema assinou, na Academia de Polícia Militar (APM), em Belo Horizonte, o ato de promoção de 862 soldados de 1ª Classe que concluíram o Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2020.

Durante o ato, Romeu Zema destacou a importância da formação dos soldados para a sociedade. “Os novos militares já estão aptos a combater a criminalidade e ajudar no controle da pandemia. Minas Gerais precisa muito de vocês. Desejo que todos tenham uma carreira de muito sucesso”, afirmou o governador durante a solenidade.

O comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, agradeceu ao governador o apoio para que os soldados pudessem continuar a formação no período de isolamento social. “Tivemos um ano de adversidades, mas fomos resilientes e vitoriosos. Na próxima terça-feira (30), todos estarão em suas respectivas unidades, cuidando do povo e tornando Minas Gerais o estado mais seguro para se viver, empreender e trabalhar”, disse.

A cerimônia de assinatura contou com as presenças do chefe do Estado-Maior da PMMG, coronel Eduardo Felisberto Alves, do chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Osvaldo de Souza Marques, do comandante da Escola de Formação de Soldados (EFSd), tenente-coronel Cássio Antônio dos Santos, e dos representantes dos formandos. Em virtude da pandemia, a solenidade de formatura, tradicionalmente realizada pela PMMG, acontecerá em um momento oportuno.

De acordo com o governo estadual, o Curso de Formação de Soldados – CFSd 2020, foi composto por militares de Minas Gerais e outros estados, como Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Bahia. A formação teve início em 11 de fevereiro de 2020, com carga horária prevista de 1.264 horas-aula, distribuídas entre teórica e prática, que incluíram treinamentos importantes como Prevenção a Violência Doméstica, Curso de Base Comunitária, de operadores de menor potencial ofensivo e Conduta de Patrulha. 

Com Agência Minas

Edição: Thiago Ricci

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!