Idosa é agredida e torturada com machadinha, faca e socos em assalto

Delegacia de Alfenas
Homens ainda a afogaram em uma banheira e cortaram seus cabelos, segundo a Polícia Civil (Reprodução/Google Street View)

Dois homens, de 22 e 23 anos, foram presos nessa sexta-feira (26) suspeitos de agredirem e torturarem uma idosa de 72 anos durante um assalto em Alfenas, no Sul de Minas. Durante o crime, ocorrido ainda ontem, três homens atacaram a senhora com socos, tapas e com uma machadinha de açougue, além de afogá-la em uma banheira, cortar seus cabelos e ferir seus braços com uma faca. Os suspeitos ainda xingaram a vítima durante toda a tortura, e ela teve que ser internada até que sua pressão voltasse ao normal, mas não corre risco de morrer.

De acordo com registro policial, por volta de 7h30 da manhã de ontem, quando a senhora abriu a porta da cozinha de casa, foi abordada por três homens que a mandaram ficar quieta, perguntando “onde estava o dinheiro”. Quando ela respondeu que não tinha dinheiro e não sabia como abrir o cofre que tinha em casa, eles começaram a agredi-la com socos e tapas na cabeça.

Tortura

Os homens ainda amarraram as mãos e os pés da idosa com fita adesiva e a prenderam em um colchão no corredor da residência, enquanto vasculhavam o local, retirando vários objetos do lugar. Enquanto procuravam pelo dinheiro, os homens continuavam agredindo a vítima com uma machadinha de açougue, e a ameaçavam cortar seus dedos e orelhas, além de fazer intimidações de morte.

Ainda segundo registro da PM, os homens a torturavam fazendo pequenos ferimentos em seu antebraço com uma faca de serrinha. Eles colocaram uma sacola plástica na cabeça da vítima, além de enfiar um pedaço de toalha dentro da boca dela, fechando com fita adesiva. Durante a tortura, eles xingavam a senhora e mandavam que ela calasse a boca. Já de acordo com a Polícia Civil, os homens também encheram uma banheira com água para afogar a vítima e cortaram os cabelos dela.

Conforme a Polícia Militar, um dos homens portava um revólver preto. Os suspeitos danificaram o cofre, mas não conseguiram abri-lo. Por fim, eles acabaram levando joias, quatro relógios, brincos, correntes, um colar de pérola, R$ 100 em dinheiro, um telefone celular de marca Samsung, documentos pessoais e perfumes.

Vizinhos da mulher acionaram a PM, que compareceu ao local para socorrer a vítima e, em seguida, iniciou os primeiros levantamentos. A senhora foi encaminhada até o hospital Santa Casa para receber atendimento médico, onde ficou internada até que a sua pressão voltasse ao normal. De acordo com a Polícia Civil, ela se recupera bem, na medida do possível.

Prisão

Ainda ontem, militares analisaram as imagens de uma câmera de segurança próxima à casa da vítima, que registraram a fuga dos autores com aparelhos de televisão roubado, uma bolsa e outros objetos. Testemunhas também confirmaram que um Volkswagen Gol havia estacionado próximo ao local durante o crime. Por meio de outras imagens de câmeras, os policiais identificaram um adesivo na traseira do carro e acionaram a Guarda Municipal para que o veículo fosse identificado.

Sabendo o nome do proprietário do carro, os policiais foram até a casa dele, onde o homem falou que o veículo estava com outra pessoa e levou os policiais até a casa do outro homem. Lá, os militares encontraram o Gol estacionado sem o adesivo na traseira, mas ele foi encontrado posteriormente na fachada do imóvel, amassado.

Depois de contradições entre os relatos dos dois homens à polícia, o veículo foi apreendido, a vítima e as testemunhas reconheceram os dois homens e eles foram presos em flagrante por roubo qualificado. “Posteriormente, na delegacia, a vítima afirmou, inclusive, que não havia nada no cofre. Por isso estamos investigando também quem teria repassado essa informação aos três suspeitos”, informou o delegado Márcio Bijalon.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito de 23 anos já possuía passagens policiais por tráfico de drogas. As investigações da corporação continuam para identificação de todos os envolvidos no assalto.

Edição: Thiago Ricci
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!