BH tem 113 novos leitos de UTI, mas sistema de saúde continua cheio

Taxa de ocupação geral de UTI Covid em BH está em 100,7% (Amanda Dias/BHAZ)

Nas redes pública e privada de saúde da capital mineira, 113 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para Covid-19 foram abertos nesta segunda-feira (29), de acordo com a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). A abertura dos leitos levaram à redução da taxa de ocupação geral de UTI Covid (SUS + rede particular) de 107,5%, na última sexta-feira (26), para 100,7% hoje.

Segundo a administração municipal, na rede pública, foram abertos 32 novos leitos de UTI Covid, totalizando agora 526 unidades. Com isso, a taxa de ocupação na rede pública segue em 96,8%. Na rede particular, foram abertos 81 leitos de UTI Covid e 160 leitos de enfermaria Covid.

Atualmente, a Rede SUS-BH tem o maior número de leitos de UTI desde o início da pandemia. Em março, foram abertas 243 unidades, saltando de 283, no dia 1º, para as atuais 526. Mais informações a respeito da situação da Covid-19 na capital serão divulgadas pela PBH em boletim epidemiológico ainda hoje.

Atendimento não-Covid

A PBH também ampliou os centros de saúde que funcionarão todos os dias, 24 horas por dia, para atender a casos não-Covid. A partir de hoje, as nove regionais de BH contarão com esse amparo.

A estratégia visa ampliar o atendimento de pessoas que não apresentam sintomas respiratórios e são classificados como baixa e média complexidade, deixando as UPAs dedicadas, prioritariamente, ao atendimento dos casos sintomáticos respiratórios, pediatria e traumas. 

Na última sexta-feira, dia 26, três centros de saúde das regionais Centro-Sul, Pampulha e Venda Nova passaram a funcionar 24h. Em três dias de funcionamento, foram realizados cerca de 600 atendimentos. 

Confira a lista completa das unidades que estão atendendo 24h:

  • Centro de Saúde Barreiro de Cima: praça Modestino Sales Barbosa, 100 – Flávio Marques Lisboa;
  • Centro de Saúde Carlos Chagas: avenida Francisco Sales, 1.715 – Santa Efigênia;
  • Centro de Saúde São Geraldo: avenida Itaituba, 318 – São Geraldo;
  • Centro de Saúde Cachoeirinha: rua Borborema, 1.325 – Cachoeirinha
  • Centro de Saúde Carlos Prates: rua Frederico Bracher Júnior, 103 – Carlos Prates;
  • Centro de Saúde Aarão Reis: rua Oliveira Fortes, 40 – Aarão Reis;
  • Centro de Saúde Vila Imperial: rua Guilherme P. Fonseca, 350 – Madre Gertrudes;
  • Centro de Saúde Santa Terezinha: rua Senador Virgílio Távora, 157 – Santa Terezinha;
  • Centro de Saúde Santa Mônica: rua dos Caoneiros, 320 – Santa Mônica.

Os nove centros de saúde são exclusivos para o atendimento clínico de pessoas sem sintomas respiratórios e não serão utilizados como pontos de vacinação.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!