Cursinho gratuito da UFMG abre vagas para alunos do Pré-Técnico 2021

escola-de-engenharia-da-ufmg
As aulas presenciais acontecem na Escola de Engenharia da UFMG (Amanda Dias/BHAZ)

O cursinho popular Equalizar, projeto de extensão do curso de Engenharia Química da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), está com as inscrições abertas para o processo seletivo extraordinário da turma do Pré-Técnico 2021. O curso visa preparar alunos de baixa renda para concorrer a vagas do ensino técnico. Os interessados podem se inscrever até o dia 16 de abril.

O curso é totalmente gratuito e tem o objetivo de preparar os alunos para ingressar nas escolas técnicas de Belo Horizonte e região. As vagas são voltadas para alunos cuja renda familiar é igual ou menor do que 1,5 salários mínimos, e que estejam cursando o 9° ano do Ensino Fundamental ou o 1° ano do Ensino Médio em escolas da rede municipal e estadual. A turma de 2021 será constituída por 40 alunos, e está com 15 vagas remanescentes, que serão preenchidas por meio do processo seletivo extraordinário.

O processo seletivo é totalmente on-line, e constitui-se por duas etapas: uma redação e um sorteio realizado entre aqueles que tiverem seus textos selecionados. O cursinho popular cobra o valor simbólico de R$ 10 na etapa da inscrição, e o dinheiro é usado posteriormente em xerox para os alunos e eventuais manutenções. Para se inscrever, o interessado deve acessar o site do Equalizar (clique aqui). Lá também está disponível o edital do processo, com mais informações detalhadas sobre o cursinho.

O Equalizar

O Equalizar é um cursinho popular da UFMG formado por alunos da própria instituição e por professores voluntários. Além do Pré-Técnico, também é oferecido o curso preparatório para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para os alunos da rede pública de Belo Horizonte e região. O Equalizar se mantém através de bolsas, doações e do dinheiro arrecadados nas inscrições. O cursinho acontece na Escola de Engenharia da UFMG, onde os estudantes e professores podem usufruir da estrutura oferecida pela universidade.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!