Mulher tenta fugir de barreira sanitária após testar positivo para Covid-19

barreira-sanitária-são-sebastião
Barreira sanitária implantada em São Sebastião (Reprodução/Prefeitura de São Sebastião)

Uma mulher de 58 anos furou a barreira sanitária de São Sebastião, São Paulo, após testar positivo para Covid-19. A turista chegava de Campinas pelo acesso em Boraceia, na costa Sul do município, nessa quinta-feira (1). A Guarda Municipal da cidade teve que persegui-la por cerca de 100 metros. A equipe a mandou de volta para sua cidade de origem, que é Campinas. A Prefeitura de São Sebastião adotou a medida da barreira sanitária para evitar que pessoas infectadas com o coronavírus entrem no município.

Conforme dito pela Prefeitura de São Sebastião, a operação sanitária durou 24 horas em Boraceia, Costa Sul de São Sebastião que faz fronteira com Bertioga, no estado de São Paulo. Dentre os protocolos, está a testagem rápida para Covid-19 em integrantes de veículos que estejam com placas de outra cidade. As pessoas diagnosticadas com a doença recebem orientação para retornar ao município de origem, por conta do decreto municipal da cidade.

A mulher de 58 anos, mesmo constatando que seu teste rápido havia resultado em positivo para Covid-19 furou a barreira sanitária. A Guarda Municipal interceptou o carro da senhora e a direcionou para retornar para Campinas. A Prefeitura de São Sebastião já adotou essa medida antes, e as Secretarias de Saúde (SESAU), de Segurança Urbana (SEGUR) e Serviços Públicos (SESEP) apoiam na execução. Além disso, a Fundação de Saúde Pública (FSPSS), a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo, e a ETS Escola Técnica também colaboram.

Como funciona a barreira sanitária

Os veículos que não são abordados nessa barreira sanitária, conforme dito pela prefeitura, são os que possuem placas de cidades do Litoral Norte de São Paulo, de prestadores de serviço e de serviços essenciais. Ademais, os passageiros recebem orientações em relação à pandemia e sobre o estado limitado que se encontra o sistema de saúde de São Sebastião. Os responsáveis pelo controle da barreira também fazem um questionário com os visitantes e aferição da temperatura.

Nesta sexta (2), São Sebastião tem 25 pacientes internados para o tratamento da Covid-19, segundo o boletim da prefeitura. Desde quinta, foram realizados 159 atendimentos relacionados a sintomas da doença. A cidade está “no limite” do estoque de medicamentos para realizar intubação, e, por isso, não tem capacidade para atender pacientes que necessitem do procedimento em UTI. Atualmente, São Sebastião tem 20 pacientes em atendimento no Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba.

Com Folhapress

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!