Comitê da PBH se reúne na quarta-feira para discutir situação da Covid-19

comitê enfrentamento a covid pbh
Comitê adianta que indicadores na capital estão estáveis (Moisés Teodoro/BHAZ)

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou que vai voltar a se reunir na próxima quarta-feira (7), para um balanço do cenário da pandemia na capital. As reuniões já tradicionais costumam acontecer para avaliar a possibilidade de flexibilização ou aumento das restrições das atividades em BH, de acordo com os impactos observados no sistema de saúde.

Desta vez, conforme adianta o secretário municipal de Saúde Jackson Machado, esses impactos não mudaram de maneira drástica. “Vamos fazer um balanço geral da situação, mas podemos dizer que os números estão estáveis”, disse.

Os números mais recentes vêm confirmando essa estabilidade nos indicadores epidemiológicos e mostrando tendência de queda no fator RT, quantidade média de pessoas que um infectado consegue contaminar, e na ocupação dos leitos.

Indicadores de risco

Conforme o boletim epidemiológico mais recente, divulgado pela PBH na última quinta-feira (1), a capital tem dois dos três indicadores de risco no nível de maior alerta. Tanto a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) como a de leitos de enfermaria estão no nível vermelho – com 92,5% e 81,1% de ocupação, respectivamente.

Já o fator RT está em 1,06, nível de risco intermediário. O ideal é que este indicador fique abaixo de 1. Até a divulgação do balanço, a capital havia registrado 3.314 mortes provocadas pela doença e 144.877 diagnósticos confirmados.

Mesmo apontando a melhora nos indicadores, os especialistas alertam sobre a necessidade de manter o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel. 

Com PBH

Edição: Vitor Fernandes
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!