Ao vivo no YouTube: Cia de Teatro apresenta espetáculos e workshops gratuitos

Espetáculos gratuitos ao vivo
A mostra vai de 8 a 25 de abril (Divulgação/Zula Cia de Teatro)

Enquanto a volta presencial aos teatros não chega, que tal aproveitar a programação especial de comemoração de 10 anos da Zula Cia de Teatro? A partir desta quinta-feira (8), até o dia 25 deste mês, a Mostra 9 e Meio apresentará peças gratuitas, exibidas ao vivo pelo YouTube, para celebrar a data.

Serão apresentados os espetáculos “As Rosas no Jardim de Zula”, “Mamá!” e “Banho de Sol”, em live comentada. A programação também inclui oficinas, workshop e o congresso “A Arte como Possibilidade de Liberdade”. Todos os espetáculos da mostra contam com tradução em libras. As apresentações serão feitas no canal da Cia e a programação completa está disponível no site da Zula.

Workshop e congresso

O primeiro workshop ocorre de 16 a 18 de abril, das 16h às 18h, em plataforma de reuniões online. A oficina terá limite de 30 participantes e as inscrições podem ser feitas aqui. O conteúdo do evento fez parte da pesquisa sobre o universo feminino e materno que resultou na construção do espetáculo “MAMÁ!”, o segundo da Zula. A intenção é dividir com os participantes os jogos e reflexões que fizeram parte dessa experiência.

Já o segundo ocorre de 23 a 25 de abril, das 16h às 18h, também em plataforma online de reunião. As inscrições podem ser feitas aqui. A oficina foi criada a partir do processo de criação do espetáculo “As Rosas no Jardim de Zula”. A ideia é dividir com todos os participantes as referências teóricas e exercícios práticos de atuação realizados ao longo do processo de criação.

Já o congresso é focado em discussões do tema “A Arte como Possibilidade de Liberdade”. Na atividade, os participantes vão aprender como a arte educação pode promover mudanças em ambientes de Privação de Liberdade, além de ser uma grande aliada na prevenção da criminalidade. O congresso ocorre de 9 a 11 de abril, das 16h às 18h, e as inscrições podem ser feitas aqui.

Espetáculo sobre mulheres em cárcere

O grupo Zula tem uma lista de espetáculos marcantes em seus 10 anos de existência, um deles, trouxe um tema social importante para os palcos, que é a situação de mulheres em cárcere privado. Por um ano, quatro professoras de teatro ocuparam um complexo penitenciário feminino, uma vez por semana, durante as duas horas do banho de sol.

A história dessas mulheres é retratada na peça, que debate a necessidade de se olhar para fora das janelas e enxergar qual é a realidade dessas mulheres em privação. O espetáculo já foi exibido na Funarte (Fundação Nacional de Artes)e também no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade
Jordânia Andradejordania.andrade@bhaz.com.br

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

Comentários