Covid: Após escalada, BH tem queda nos três indicadores de risco

ambulância
Capital voltou a ter vagas para tratamento intensivo nas redes pública e privada (Moisés Teodoro/BHAZ)

Após uma escalada preocupante que se estendeu por semanas, os indicadores de monitoramento da Covid-19 começam a dar indícios de diminuição em Belo Horizonte. Nesta terça-feira (6), os três indicadores de risco registraram queda. O fator RT – quantidade de pessoas que um infectado consegue contaminar – é o único índice no nível verde, em 0,98. As taxas de ocupação de leitos, apesar da queda, continuam no vermelho.

Dos 1.127 leitos de UTI para tratamento da Covid-19 nas redes pública e privada, 95,9% estão ocupados. Já entre os leitos de enfermaria, a taxa de ocupação é um pouco menos alarmante – 79,1% estão em utilização. Mesmo com a melhora, a situação ainda está longe do ideal. Ao todo, a capital já soma 3.406 mortes provocadas pela doença e mais de 149 mil infectados.

indicadores covid
Indicadores da Covid-19 registraram queda (PBH/Divulgação)

Entre os vacinados, a mudança nos números também é lenta. Pouco mais de 336 mil pessoas já receberam a primeira dose do imunizante na capital – e, dessas, apenas 111 mil já tiveram a aplicação da segunda dose. Entre os vacinados, a enorme maioria são idosos, seguidos por profissionais da saúde e profissionais e moradores de residências inclusivas.

Nesta terça-feira, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou que vai ampliar a vacinação para incluir uma nova faixa etária. A partir de amanhã (7), serão vacinados idosos que completam 65 anos até 30 de abril, além de trabalhadores da saúde acima de 50 anos. O segundo grupo, no entanto, abrangerá apenas profissionais que se cadastraram no portal da PBH até a última quinta (1º). Nos dois casos, os vacinados receberão a primeira dose do imunizante.

O cronograma de vacinação da prefeitura prevê que idosos com 65 anos sejam vacinados amanhã (7) e na quinta-feira (8), enquanto os trabalhadores da saúde acima de 50 anos receberão o imunizante apenas nesta quarta. Veja detalhes aqui.

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!