BH já vacinou 13,97% da população e está acima da média nacional

Kalil divulgou percentual de vacinação contra a Covid em Belo Horizonte (Pedro Gontijo/Imprensa MG)

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), usou as redes sociais hoje (8) para falar a respeito da vacinação contra a Covid-19 na cidade. Na postagem, o chefe do Executivo municipal apresentou dados referentes ao percentual da população belo-horizontina já vacinada. Os números são do Consórcio de Imprensa, formado por diversos veículos, e mostram que a capital mineira já imunizou 13,97% dos moradores – 3,84% a mais que a atual média brasileira de 10,13%.

Além dos dados do Consórcio de Imprensa apresentados por Kalil, o mais recente boletim epidemiológico da Covid na capital, divulgado ainda ontem (7), aponta que 467.177 doses da vacina já foram aplicadas, das 721.970 recebidas. Ou seja, Belo Horizonte vacinou 64,7% dos grupos incluídos nas primeiras rodadas de imunização.

BH vacinou mais que Minas percentualmente

Na comparação entre estados e capitais, Belo Horizonte aparece distante de Minas Gerais. Enquanto o município tem 13,97% da população vacinada, apenas 9,55% dos mineiros foram imunizados conforme dados coletados pelo Consórcio de Imprensa – que reúne veículos como G1, O Globo e Folha de S. Paulo -, junto às secretarias de saúde de cada estado. Ou seja, Minas também está 4,58% abaixo da média nacional de 10,13%.

O Ministério da Saúde também disponibiliza uma ferramenta, o Vacinômetro, que contabiliza a relação entre as doses distribuídas às secretarias municipais de saúde, em cada localidade, e a quantidade de doses aplicadas. Por meio dele, é possível notar que, entre as capitais que mais vacinaram, BH aparece na quarta colocação com 59,4% – o que significa que das 724.210 doses do imunizante, 430.030 foram aplicadas. Os números do vacinômetro e do boletim epidemiológico da PBH variam por conta da dinâmica de vacinação entre as unidades de saúde, além de serem dinâmicos – ou seja, podem sofrer alterações.

Entre as cidades que mais receberam doses da vacina contra a Covid-19 em Minas, Belo Horizonte, Betim e Montes Claros, no Norte do estado, foram as que mais aplicaram o imunizante percentualmente. Segundo o Vacinômetro, das 60.866 doses recebidas, Betim aplicou mais de 39 mil – o que corresponde a 65,2% dos grupos imunizados. Já Montes Claros aparece na sequência com 62,8%: das mais de 81 mil doses recebidas, 51.285 foram utilizadas.

Vacinação ampliada

Nessa terça-feira (6), a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) anunciou a ampliação da vacinação para idosos com 65 anos completos até 30 de abril e para trabalhadores da saúde acima de 55. O último grupo, no entanto, deveria estar cadastrado no banco de dados da prefeitura para receber o imunizante. Hoje, a PBH informou que apenas ontem (7) 28 mil pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas.

A partir desta sexta-feira (9), um novo grupo será vacinado. A PBH ampliou a vacinação para idosos de 64 anos, completos até 30 de abril. Segundo a prefeitura informa, a imunização será possível “considerando níveis de desistência e doses remanescentes de públicos anteriormente vacinados”.

Já no sábado (10), será a vez da segunda dose para idosos de 75 e 76 anos.

Mais doses

Ainda nesta quinta, o Ministério da Saúde informou que entregará mais um lote de vacinas contra a Covid aos estados para reforçar a campanha de imunização. Ao todo, segundo a pasta, 4,4 milhões de doses serão entregues “de forma proporcional e igualitária”. “As doses serão destinadas para vacinação de trabalhadores da saúde, idosos entre 65 e 74 anos, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente do combate à pandemia”, informou, por meio de nota, o Ministério da Saúde. 

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!