Governo de Minas termina de pagar 13° salário dos servidores referente a 2020

cidade-administrativa
Última parcela referente ao abono natalino de 2020 foi paga nesta sexta-feira pelo governo de Minas (Moisés Teodoro/BHAZ)

O Governo de Minas Gerais quitou o pagamento do 13° salário do restante dos funcionários públicos, nesta sexta-feira (9). Essa era a última parcela do abono natalino referente a 2020, que começou a ser paga em dezembro. Entretanto, somente 39% do funcionalismo público mineiro havia recebido. Segundo o governo de Minas, nenhuma parcela do benefício havia sido paga no ano vigente para todos os servidores, nos últimos anos.

Os funcionários públicos que tiveram o 13° quitado nesta remessa incluem os trabalhadores ativos e inativos. No dia 23 de dezembro do ano passado, quando o abono começou a ser pago pelo governo, os 39% dos servidores receberam o valor integral, que é de R$2 mil. De acordo com o governador Romeu Zema (Novo), sua gestão está empenhada em cumprir os compromissos com o funcionalismo público.

“Pegamos um Estado quebrado, mas essa é uma gestão focada na eficiência e comprometida em encontrar soluções para os problemas. Continuamos fazendo tudo o que está ao alcance para que os servidores possam receber em dia”, destacou Zema. Em janeiro, fevereiro e março, alguns funcionários públicos vinham recebendo o 13º, entretanto somente agora o governo de Minas Gerais conseguiu quitar o compromisso.

Bola de neve

Conforme dito pelo governo mineiro, a viabilização do pagamento se deu a partir do empenho fiscal e de gestão, além da entrada de recursos no caixa do Estado, como os decorrentes da Lei Kandir. A administração estadual pondera que Romeu Zema herdou em sua gestão dívidas bilionárias com os municípios e fornecedores. Em 2019, o governador teve que cumprir o pagamento do 13° salário aos funcionários públicos referente a 2018. O benefício foi quitado em outubro de 2019. Já em 2020, o pagamento do 13º salário referente a 2019 acabou sendo quitado em maio.

Com Agência Minas

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!