Jovem com sofrimento mental desaparece em BH e família pede ajuda

paulo jovem desaparecido
Jovem foi visto pela última vez no bairro Lindeia, na região do Barreiro (Everaldo Ferreira/Arquivo Pessoal)

Atualização às 20:47 do dia 13/04/2021 : Esta matéria foi atualizada para informar que o jovem já foi encontrado. Paulo foi localizado na manhã de terça-feira (13), dois dias após o desaparecimento. Ele estava vendendo balas em um semáforo do Centro de BH quando foi reconhecido. Aparentemente bem de saúde, Paulo já voltou aos cuidados da família.

Uma família do bairro Lindeia, na região do Barreiro, já começou a semana vivendo um pesadelo. É que o jovem Paulo Henrique Santana Ferreira, de apenas 18 anos, desapareceu após sair de casa nesse domingo (11). Como Paulo sofre de transtorno mental, os familiares mobilizaram esforços, até que ele foi encontrado dois dias após o desaparecimento. Ele foi localizado vendendo balas em um sinal e já voltou aos cuidados da família (veja aqui).

Everaldo Ferreira é tio de Paulo e contou ao BHAZ que os familiares viram o rapaz pela última vez ainda dentro de casa. “Ele saiu de casa ontem [domingo], por volta das 10h30, e saiu sem falar para onde ia”, afirma. Segundo Everaldo, o sobrinho já havia ameaçado sair sozinho outras vezes, mas isso nunca havia acontecido.

“Como ele toma remédio controlado, a gente está imaginando que ele tenha tido algum surto, alguma coisa assim”, explica Everaldo. Após um dia do desaparecimento, a condição de saúde de Paulo deixa a família ainda mais aflita.

“Desde criança, ele faz controle com psicólogo, psiquiatra e tudo mais. Ele até já tinha ameaçado de fazer isso antes, mas nunca tinha acontecido nada desse tipo, de sair sem avisar, nada”, conta Everaldo. Ainda segundo o tio do jovem, ele chegou a ser visto por uma conhecida perto da casa onde mora, mas mesmo assim não foi localizado depois.

“Teve uma vizinha que viu ele logo depois que ele saiu, no comércio lá perto de casa, mas isso foi bem na hora que ele saiu. Depois ninguém viu mais”, afirma. A família teme que, nos momentos iniciais do desaparecimento, o menino tenha precisado de ajuda e não conseguido, já que ele não tem um celular para se comunicar com os parentes.

Como ajudar?

A família de Paulo registrou o desaparecimento junto à Polícia Civil. Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro do rapaz pode entrar em contato com a corporação pelos telefones 0800 2828 197, 181 ou 197.

jovem desaparecido
Informações sobre o paradeiro de Paulo podem ser repassadas à Polícia Civil (PCMG/Divulgação)
Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!