Malucada de BR fará 1° Ato Cultural Virtual; foco é quebra de preconceitos

malucada-de-br
Movimento Malucada de BR fará primeiro Ato Cultural totalmente on-line (Reprodução/Facebook)

A “Malucada de BR”, movimento artístico cultural composto por artistas de rua do Brasil e do mundo, irá fazer o 1° Ato Cultural Virtual da Malucada de BR. O evento está marcado para o dia 1° de maio de 2021, e será transmitido pelo Facebook. A programação contará com a música, arte, saraus e, sobretudo, com o compartilhamento de conhecimentos adquiridos na estrada. Para além de dividir seus talentos, os “Malucos de BR” pretendem, com a realização do ato, quebrar os preconceitos que a sociedade possui para com eles.

Os artistas que compõem o movimento são aqueles que trabalham vendendo artesanato e compartilhando sua identidade cultural nas ruas. O ato cultural acontece todos os anos de forma presencial, entretanto, por conta da pandemia da Covid-19, o grupo decidiu fazer o evento pela internet. “A gente vai divulgar toda a nossa forma de cultura musical, artística, e aí vai ter sarau, poemas, oficinas, vídeos e de cada canto do mundo”, contou Juliana Castro, integrante do movimento e que se denomina como “Maluca de BR”.

Programação durará 16 horas

A programação, que será divulgada em breve, terá início às 7h da manhã do dia 1° de maio, e terá duração de 16 horas. Segundo Juliana, cada artista fará a transmissão do lugar que achar melhor, sendo que não ocorrerá uma reunião em algum ponto determinado, por conta das medidas de restrição decorrentes da pandemia. Ainda sobre o conteúdo do ato, a integrante disse que serão exibidos vídeos que mostrarão o dia a dia dos artistas e de suas famílias.

“Vai ter a parte das crianças mostrando como as crianças são cuidadas, para tirar esse preconceito de que criança de maluco é descuidada, que não tem escola, que não tem saúde”, contou Juliana Castro. O chat para discussão no Facebook também ficará disponível ao público para participarem de maneira ativa do ato cultural. De Minas Gerais, os artistas que têm presença confirmada no ato são os de Belo Horizonte, Sabará, Vespasiano, Uberlândia e Uberaba. Até o momento, mais de 700 pessoas confirmaram presença no evento do Facebook, incluindo os participantes do movimento e os simpatizantes.

Quebra de preconceitos

Juliana Castro diz que o principal objetivo do A to Cultural Virtual da Malucada de BR é lutar pelo reconhecimento dos membros como artistas de rua e quebrar os preconceitos que a sociedade tem para com eles. “As pessoas veem a gente com olhos de que todos nós somos drogados, e a gente não é assim, nós somos família, então a gente quer mudar esse olhar da sociedade sobre nós e mostrar para todo mundo que a gente quer trabalhar”, declarou a Maluca de BR.

Para confirmar presença no evento, clique aqui.

Para seguir e saber mais sobre o movimento “Malucada de BR”, clique aqui.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!