Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta terça em Betim

vacinação gripe influenza
Vacinação já começou na capital mineira e em Contagem (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (vírus influenza) começa nesta terça-feira (13) em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. O município recebeu, até o momento, 13 mil doses da vacina do governo federal. Em BH e em Contagem, a imunização começou nessa segunda (12).

O primeiro grupo a ser imunizado, definido conforme orientações do Ministério da Saúde, inclui crianças de 6 meses a 5 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto); e trabalhadores da saúde. A meta definida pela pasta é vacinar pelo menos 90% das pessoas dos grupos alvos da campanha.

Betim

Em Betim, a primeira etapa será realizada de 13 de abril a 10 de maio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Nas próximas etapas, que serão realizadas de maio a julho, serão vacinados outros grupos, conforme o calendário do Ministério da Saúde: Idosos com 60 anos ou mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Da mesma forma, pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade serão priorizados.

O município recebeu, até o momento, 13 mil doses da vacina. O Ministério da Saúde vai repassar as doses da vacina de forma escalonada. Em nota, a Prefeitura de Betim alerta que o vírus influenza pode causar síndrome respiratória aguda e até provocar a morte.

Sendo assim, reforça que a vacinação contra a gripe ganha nova importância, uma vez que protege a população contra formas graves e complicações do vírus influenza, que geram necessidade de internação. Com isso, a demanda do uso do sistema de saúde, que já está sobrecarregado pela pandemia da Covid-19, diminui.

A imunização contra a influenza será realizada em paralelo à vacinação contra a Covid-19. Nesta terça-feira (13), começa a vacinação contra a Covid-19 para os idosos com 66 anos no município. 

Contagem

Em Contagem, mais uma cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, a campanha começou nessa segunda-feira (12). Na primeira etapa, os mesmos grupos serão contemplados, com inclusão dos povos indígenas. O prazo de vacinação também é o mesmo e os contagenses do primeiro grupo poderão se imunizar contra o vírus influenza até o dia 10 de maio.

Na cidade, serão 35 salas de vacinação disponíveis (veja aqui), de segunda a sexta, das 8h às 16h. A vacinação foi dividida em três etapas, por grupos prioritários. A estimativa é imunizar 193 mil pessoas, sendo 43 mil crianças e 150 mil adultos.

A partir do dia 11 de maio, idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas serão priorizados. A vacinação desse grupo vai até do dia 8 de junho.

A terceira etapa vai de 9 de junho a 9 de julho, e atenderá pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

BH

Belo Horizonte recebeu, até o momento, 86,8 mil doses da vacina contra a gripe. No município, a estimativa é que sejam cerca de 3 mil crianças da idade contemplada, 22 mil gestantes, 3 mil puérperas e cerca de 105 mil trabalhadores da saúde atuando em hospitais, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Centros de Saúde e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).

A vacinação em crianças, gestantes, puérperas e trabalhadores da atenção primária será realizada nos centros de saúde, no horário de rotina das salas de vacinas, com exceção das nove unidades 24h. Já a aplicação das doses para os profissionais de saúde de hospitais, UPAs e Samu será realizada em cada instituição.

Os endereços dos centros de saúde e os horários estão disponíveis no portal da prefeitura.

Qual o intervalo entre a vacina de Covid-19 e da gripe?

Assim como em Betim e Contagem, a vacinação contra a gripe na capital vai acontecer simultaneamente à da Covid-19. Desta forma, há algumas orientações específicas para quem for receber as duas vacinas.

Segundo Nota Técnica do Ministério da Saúde, para receber a vacina contra a gripe é necessário aguardar o intervalo mínimo de 14 dias após receber a imunização contra a Covid-19. A pasta ainda orienta que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a Covid-19.

Com Prefeitura de Betim, Prefeitura de Contagem e PBH

Edição: Thiago Ricci

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!