Funcionário de prefeitura em MG ignora decreto e faz festa para 30 pessoas

Viatura da Polícia Militar
Ocorrência foi registrada pela PM (IMAGEM ILUSTRATIVA: Amanda Dias/BHAZ)

Um funcionário público de Pompéu, na região Centro-Oeste de Minas, acabou virando alvo de investigações da Polícia Civil após organizar um evento para cerca de 30 pessoas em meio à pandemia de Covid-19. Na ocasião, fiscais da Guarda Municipal foram acionados e ele agiu de forma prepotente com os agentes, que também foram agredidos e insultados por um convidado.

O homem de 34 anos é funcionário da prefeitura do município e foi indiciado por infringir medida sanitária preventiva. A festa para os 30 convidados foi realizada no último dia 13 de março e, desde então, ele era investigado pela Polícia Civil, que concluiu o inquérito nessa segunda-feira (12).

À época, o Decreto Municipal nº 2.170/21 estabelecia a suspensão de eventos festivos na cidade, em razão da pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, o funcionário da prefeitura resolveu fazer o evento. Confrontado por agentes municipais, que determinaram que a aglomeração fosse interrompida, ele ainda agiu de forma arrogante.

A conclusão do inquérito veio no dia em que o município alcançou a marca dos 1.900 casos confirmados de Covid-19. Em Pompéu, 36 pessoas já perderam a vida para a doença, cuja transmissão está diretamente ligada à ocorrência de aglomerações.

Convidado exaltado

Além do organizador da festa, um dos convidados do evento também acabou indiciado por resistência e lesão corporal. As investigações da polícia apontam que o homem de 32 anos agrediu e insultou duas agentes que estiveram no local do evento, além de desrespeitar a ordem de parada e fugir logo em seguida.

“Ele [funcionário público] foi indiciado por infração de medida sanitária preventiva. Já o convidado, indiciado por resistência e lesão corporal”, diz a delegada Carolina Máximo Alves, responsável pelo inquérito policial.

“Vivemos em pandemia há mais de um ano. É dever do cidadão ter consciência sobre sua responsabilidade em conter a propagação do vírus. Devemos respeitar aqueles que estão na linha de frente no combate à doença, e isso inclui os agentes de fiscalização”, reforça Carolina. A delegada informa que a Prefeitura de Pompéu foi notificada da postura do servidor público e do descumprimento do decreto.

O que diz a prefeitura?

Procurada pelo BHAZ, a Prefeitura de Pompéu informou, por meio do procurador-geral do município, Rafael Rocha, que “até o presente momento o executivo municipal não recebeu nenhuma notificação oficial sobre a conclusão do referido inquérito”.

“O servidor continua no cargo, porém foi verbalmente advertido pelos seus superiores e recebeu uma multa como qualquer outro cidadão que descumprisse as normativas municipais”, concluiu, em nota.

Com Polícia Civil

Edição: Roberth Costa
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!