Ativista dos direitos de trans e travestis, Anyky Lima morre em BH

Anyky Lima morre em BH
A travesti ativista lutava contra um câncer no intestino (Reprodução/Anyky Lima/Facebook)

O Brasil perdeu hoje uma das maiores figuras da luta pelos direitos da população trans. Anyky Lima, 65, morreu nesta quarta-feira (14) em Belo Horizonte. Segundo o Projeto Colabora, Anyky lutava contra um câncer no intestino.

Nascida no Rio de Janeiro, Vó Anyky, como era carinhosamente conhecida, atuou em várias frentes de defesa aos direitos de pessoas LGBTQUIA+. Segundo a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), ela atuou como profissional do sexo até os 50 anos, e era uma das vozes mais importantes na defesa dos direitos das prostitutas.

Ela chegou a ser presidenta do Cellos-MG (Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual em Minas Gerais) e também foi representante estadual por Minas na Antra.

“Se constituiu como uma referência para todas as pessoas que atuam junto as trabalhadoras sexuais, acolheu muitas travestis em sua casa e pode proporcionar acolhimento a essas pessoas. Vó Anyky constituiu uma longa trajetória, incidiu em políticas públicas, contribuiu com pesquisas acadêmicas e para o processo de humanização da população trans brasileira”, disse a associação em nota.

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!