PBH inicia nova fase de obras de prevenção de enchentes na Vilarinho

vilarinho obra
Obras de otimização estão na terceira etapa, mas processo ainda deve ser lento (PBH/Divulgação)

Da PBH

A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) assinou a ordem de serviço para dar início às obras de implantação dos reservatórios profundos Vilarinho 2 e Nado 1 e mitigação das inundações recorrentes na avenida Vilarinho e rua Dr. Álvaro Camargos, na região de Venda Nova. Esta será a terceira frente de obras de otimização do sistema de macrodrenagem dos córregos Vilarinho, Nado e Ribeirão Isidoro executada pela atual gestão municipal.  

Cada reservatório terá capacidade de armazenar 115 milhões de litros de água cada um, totalizando 230 milhões de litros. O prazo de execução dos trabalhos é de 36 meses. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 124,6 milhões neste empreendimento, com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal. 

Os trabalhos começam com as vistorias cautelares nos imóveis do entorno. Serão, ao todo, 520 vistorias em edificações como casas e prédios particulares e estabelecimentos comerciais localizados na Rua Doutor Álvaro Camargos, Avenida João Samaha, Rua Augusto Franco, Rua Dolores Pereira da Silva, Rua Moacyr Froes, Av. Dom Pedro I, Rua Padre Pedro Pinto, Rua Valter Campolina Diniz, Rua Baco, Rua Geralda Rodrigues da Costa. 

Este serviço também faz parte do escopo do empreendimento, conforme explica o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho. “A vistoria cautelar verifica a atual situação dos imóveis quanto às patologias, que podem ser trincas, fissuras, rachaduras, infiltrações, acabamentos ou pintura para fazer um comparativo posterior se essas edificações foram ou não afetados pela obra”, afirma.

“A Prefeitura está fazendo um trabalho que foi planejado tanto do ponto de vista de manutenção quanto de infraestrutura. Será um trabalho lento e complexo e quando os grandes reservatórios ficarem prontos, nós vamos conseguir armazenar e depois escoar, quando a chuva passar, um volume de aproximadamente 115 milhões de litros de água por reservatório”, complementa o superintendente.

Também já estão em andamento, simultaneamente, a primeira fase das obras que são os córregos Lareira e Marimbondo e a segunda frente de obras, que é a implantação da caixa de captação na confluência dos córregos Vilarinho e Nado, ambas em Venda Nova.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!