Fundação Clóvis Salgado oferece novos cursos de música, dança e teatro

aula-teatro-fundação-clóvis-salgado
Aula oferecida pela Escola de Teatro do Cefart, que ministrará novos cursos da Fundação Clóvis Salgado (Divulgação/Paulo Lacerda)

A Fundação Clóvis Salgado lançou novos cursos de música, dança e teatro, e as inscrições estão abertas até o dia 21 de abril. Com isso, a instituição amplia sua oferta de cursos regulares, sendo os novos Preparatório para Técnico em Dança, Regência de Bandas, Musicalização para Adultos e Laboratório de Investigação Cênica. O processo seletivo conta com Inclusão Digital para os estudantes que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As aulas estão previstas para ocorrer por meio da plataforma Cefart Virtual, em razão da pandemia da Covid-19.

A ampliação dos cursos regulares da Fundação Clóvis Salgado acontece por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), que será o responsável por ministrar as aulas. O objetivo dessa expansão é alcançar novos públicos, “otimizando e difundindo o ensino remoto de qualidade para alunos e professores”, segundo a fundação. As inscrições são gratuitas, e todo o processo seletivo será realizado virtualmente. No total, a Fundação Clóvis Salgado está ofertando 409 vagas, que incluem os outros 16 cursos gratuitos das escolas de Artes Visuais, Teatro, Música, Dança e Tecnologias da Cena.

Cronograma

Após as inscrições, que vão até o dia 21 de abril, o resultado daqueles que forem aprovadas será divulgado no dia seguinte (22). Caso o interessado precise entrar com algum recurso em relação ao processo, ele terá os dias 22 e 23 de abril para isso, e através do e-mail. As etapas de seleção dos novos estudantes acontecerá entre 27 de abril e 7 de maio, o resultado preliminar será liberado no dia 10 de maio, e o resultado final no dia 14 do mesmo mês. As matrículas ocorrerão do dia 24 a 28 de maio, e o início das aulas está marcado para o dia 14 de junho.

O Programa de Inclusão Digital fornece contratação de serviços de internet para os alunos que tiverem dificuldade de acesso à rede durante o período em que as aulas estiverem sendo dadas on-line. Para isso, são ofertados chips de celulares para os alunos matriculados e frequentes nos 16 cursos de formação artística. No ano passado, 64 estudantes receberam o auxílio do programa. Para consultar os editais, ter acesso aos formulários de inscrição e saber mais sobre o passo-a-passo do Processo Seletivo, clique aqui.

Saiba mais sobre os novos cursos

Curso Preparatório para Técnico em Dança:

Esse curso tem como objetivo preparar os alunos para ingressar no Curso Técnico em Dança, e é ofertado através da Escola de Dança do Cefart. Com a oferta de 20 vagas, as aulas complementam a formação em dança por meio do estímulo à criatividade, ao pensamento crítico e à consciência corporal. Além disso, convidam os alunos a compreenderem e refletirem sobre sua atuação na sociedade e no contexto cultural. As aulas serão de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 13h. A faixa etária é de 15 a 20 anos e pelo menos 3 anos de experiência comprovada.

Curso de Regência de Bandas:

Das 45 vagas disponíveis para esse curso, 30 são para a turma iniciante e 15 são para a turma do nível intermediário. A Escola de Música do Cefart, que ofertará o curso, oferecerá aulas teóricas e práticas. Os alunos reconhecerão a relevância da atuação do Mestre/Regente de Bandas como gestor cultural e educador. Ademais, terão seus conhecimentos ampliados e solidificados através de ferramentas necessárias para a condução dos trabalhos frente às bandas de música. A carga horária do curso de regência é de 4 horas semanais e para estudantes a partir dos 18 anos.

Curso de Musicalização para Adultos:

O Curso de Musicalização para Adultos tem o objetivo de convidar os alunos a explorarem as ideias de criação, expressão e invenção, de maneira aliada ao fazer musical cotidiano. A Escola de Música do Cefart, responsável pelas aulas, se compromete a fazer o refinamento da escuta dos estudantes, por meio de experiências auditivas. Tais experiências são pautadas pela compreensão da sonoridade ambiental e urbana, e do aprendizado do repertório musical brasileiro e internacional. Com o total de 20 vagas, as aulas serão às segundas e quintas-feiras, de 19h às 21h.

Curso Laboratório de Investigação Cênica:

Essa experiência formativa tem foco em atrizes e atores profissionais e no aprofundamento de seus conhecimentos teóricos e práticos nas artes cênicas. São 20 vagas a serem lecionadas pela Escola de Teatro do Cefart, e o novo curso oferecerá disciplinas ligadas à expressão corporal expressão vocal, atuação e dramaturgia (textual e cênica). A carga semanal das aulas será de 8 horas, e elas se realizarão às terças e quintas-feiras, de 14h às 17h40. É necessário ser atriz ou ator com formação concluída e/ou profissional comprovada.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!