Zema lamenta CPI da Covid e fala em busca por ‘holofotes’: ‘Movimento político’

Zema lamenta CPI Covid
Para o governador, o país já tem órgãos de investigação suficientes (Henrique Coelho/BHAZ)

O governador Romeu Zema (Novo) disse hoje (15) que lamenta a criação da CPI da Covid, que pretende investigar a gestão da pandemia de Covid no Brasil. Zema afirmou que existem pessoas que estão em busca de “holofotes” e não de soluções para conter a disseminação do novo coronavírus. Ele falou sobre o assunto durante coletiva de imprensa na sede do governo, na Cidade Administrativa.

“Lamento. Porque num momento de pandemia nós temos um inimigo em comum, que é o vírus, o Brasil tem mostrado que ele tem perdido muita energia em polêmicas, discussões internas e pouca energia em encontrar soluções”, disse Zema. “Vejo a CPI dentro desse contexto. Se alguém fez algo errado, que pague por isso, que seja investigado. Já temos a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério Público Federal (MPF) para estar investigando isso.”

Para o governador, existe alguma articulação política pretensiosa por trás da CPI da Covid. “Me parece que é mais um movimento político do que efetivamente um movimento que vai somar algo para a população brasileira, então lamento. Com certeza vai sair alguma informação que o Ministério Público iria levantar daqui um mês, daqui três meses, mas tem pessoas que estão atrás de holofote e não atrás de soluções”.

Garantia de mais medicamentos

Ainda durante a coletiva, Zema garantiu a chegada de mais medicamentos para o tratamento de pacientes, tanto da Covid quanto de outros casos. Segundo o secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, o Ministério da Saúde já fez a compra dos insumos e eles serão entregues ainda nesta quinta-feira.

“Iremos receber grande remessa nesse final da semana de medicamentos vindos de Shangai. Temos também as compras unilaterais do Estado sendo consolidadas até o final da semana e semana que vem com mais 150 mil ampolas de sedativos. Hoje esse é o maior problema na manutenção de leitos, alguns já foram fechados por falta de medicamento”, explicou o secretário.

O baixo estoque do chamado kit intubação é hoje a maior preocupação do governo mineiro, uma vez que a ausência desses remédios dificulta a manutenção de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), especialmente os destinados aos internados com covid-19.

“Estamos numa batalha pela busca de medicamentos. Diversos municípios passaram a ter dificuldades nessa compra e o Estado conseguiu uma quantidade expressiva de medicamentos para facilitar o trabalho das prefeituras”, complementou Zema.

Capital sofre com falta de ‘kit intubação’

Leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratar a Covid-19 estão sendo fechados devido à falta de medicamentos para intubar pacientes. Jackson Machado, secretário de Saúde de Belo Horizonte, disse que a falta do chamado “kit intubação” coloca a capital mineira numa “situação desesperadora”. A afirmação foi dada durante a live “O colapso da Saúde: e agora”.

Jackson destacou, no começo da fala, que “estamos em guerra” contra o novo coronavírus. “Estamos em uma situação de guerra e tudo é possível e tudo acontece. Embora tenhamos nos preparado, jamais poderíamos pensar nesta catástrofe com as novas cepas que chegaram… O vírus sofre milhares de mutações”, disse na live promovida pelo Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

O responsável pela pasta da Saúde disse que o momento é de “enfrentar a pandemia juntos”, mas destacou os obstáculos encontrados para adquirir medicamentos. “Estamos muito preocupados com a falta de insumos, principalmente do ‘kit intubação’. Este é um problema nacional, hospitais estão comprando os kits com aumento de até 500% no preço”.

Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!