Garotinho confronta homem com atitude racista, é questionado e dá invertida: ‘Talvez você devesse’

vídeo confronto
Menino confrontou homem e informou atitude racista (Reprodução/@davenewworld_2/Twitter)

Um garotinho estadunidense, ainda não identificado, passou a receber elogios nas redes sociais depois que um vídeo protagonizado por ele foi publicado no TikTok. As imagens, que viralizaram nesta semana, mostram a criança discutindo com um homem a respeito de ele ter a bandeira dos Confederados dos EUA na entrada de casa. Além de dizer que ninguém da vizinhança gosta da bandeira, o menino ainda explica que ela tem conotação racista.

O vídeo em questão parece ter sido publicado pelo próprio morador. A conta em que ele foi divulgado originalmente não existe mais, mas as imagens da situação foram parar em diferentes perfis. No registro, é possível ver que o dono da casa está sentando na varanda quando o garotinho se aproxima de bicicleta e começa o diálogo.

“Posso te fazer uma pergunta? Você se importa em derrubar essa bandeira?”, questiona o garoto. “Não”, responde o homem, antes de emendar um questionamento. “Por que?”, quis saber. “Porque ninguém na vizinhança gosta”, explica a criança. “É uma bandeira americana”, responde o homem, que recebe um “aviso” da criança: “Não, é uma bandeira racista”, diz o menino.

Na sequência da cena, os dois seguem discutindo sobre quem é o “estúpido” da situação. Depois, o homem sugere que o garotinho faça uma pesquisa e publique no YouTube o que ele acha da bandeira, o chamando de “retardado”. “Por que você não faz sua pesquisa antes de vir a mim e soar como um retardado? É uma liberdade, faça sua pesquisa”, diz. E o menino encerra a conversa da melhor maneira possível: “Talvez você devesse”, devolveu.

Em outro vídeo que também está nas redes sociais, o mesmo homem mostra a bandeira dos Confederados orgulhosamente e menciona o garotinho que o confrontou. “Esta é a bandeira que o garoto queria que eu removesse. Não vejo nenhum problema com isso. Bastardo sem instrução”, disse ele.

Bandeira dos Confederados

A bandeira dos Confederados causa controvérsia nos Estados Unidos por ser considerada um símbolo de ódio contra pessoas negras, já que integrantes de movimentos supremacistas, além de responsáveis por atentados, a utilizam como um “marcador” de que são superiores à população negra. Durante a guerra civil dos EUA, os Estados Confederados buscaram independência em uma tentativa de impedir a abolição da escravatura.

Diferentes estados norte-americanos já demonstram interesse em deixar que a bandeira caía em desuso, como é o caso da Carolina do Sul. Por lá, um atirador acusado de matar nove pessoas em uma igreja da comunidade negra, ainda em 2015, aparecia em fotos ao lado da bandeira e o crime teria sido motivado por ódio racial.

Repercussão

Logo que o vídeo passou a ser compartilhado em diferentes redes sociais, a postura do garotinho tornou-se alvo de elogios. Alguns dizem que o homem deveria, de fato, pesquisar e que o menino foi bem corajoso. Por outro lado, o homem responsável pela bandeira recebe centenas de críticas. E você, o que achou?

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!