Deputado mineiro morre após ficar dois meses internado com Covid

Deputado Luiz Humberto falando
Deputado será velado e sepultado ainda neste sábado (Luiz Santana/ALMG)

O deputado estadual Luiz Humberto Carneiro (PSDB), de 67 anos, morreu vítima da Covid-19, neste sábado (17). O parlamentar mineiro estava internado há dois meses e tratava a doença no hospital Santa Genoveva, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A Assembleia Legislativa decretou luto oficial de três dias. Hoje, o estado chegou à marca de 29.940 óbitos causados pela Covid.

A morte do deputado foi anunciada nos perfis oficiais das redes sociais. “Com muita tristeza e dor, comunicamos o falecimento do deputado Luiz Humberto Carneiro hoje às 10h20. Após dois meses de muita luta, ele não resistiu e teve falência múltipla dos órgãos”, diz um dos trechos do comunicado.

Na sequência da postagem, algumas características do parlamentar foram destacadas. “Nosso guerreiro se foi, mas sua luz e seu exemplo ficam para sempre em nossos corações”, finalizam a assessoria de Luiz Humberto. A última postagem realizada no perfil do deputado informava que o quadro clínico dele havia piorado e orações foram pedidas.

Luiz Humberto estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Ele exercia o sexto mandato de parlamentar. O velório está marcado para iniciar às 15h e vai durar duas horas. O sepultamento está marcado para acontecer às 17h30 no Cemitério Municipal São Pedro, no bairro Osvaldo Rezende, em Uberlândia.

Publicado por Deputado Luiz Humberto em Sábado, 17 de abril de 2021

‘Grande companheiro’

A partida de Luiz Humberto comoveu os colegas parlamentares. O presidente da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), deputado Agostinho Patrus (PV), afirmou que o parlamentar “deixa um riquíssimo legado de dedicada atuação à população mineira”. “Minas e o Triângulo Mineiro perdem um grande defensor”.

Em um vídeo, Agostinho anunciou que foi decretado luto na Casa. “Perdemos um grande companheiro. Minas perde, o Triângulo Mineiro perde muito com a força, determinação, amizade e liderança do parlamentar Luiz Humberto. Uma referência de ética, determinação e de trabalho”, disse o deputado.

Covid-19 em Minas

Nas últimas 24 horas, Minas Gerais registrou 8.963 casos e 402 mortes provocadas pelo novo coronavírus. Os números fazem com que o estado tenha, agora, 1.275.234 diagnósticos positivos e 29.940 óbitos. Os dados são do Boletim Epidemiológico da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) de hoje.

Aos finais de semana, o informe não detalha a distribuição dos casos e mortes pelos municípios. O boletim pode ser lido clicando aqui.

Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!