Covid: BH tem menor taxa de mortalidade por 100 mil habitantes entre maiores cidades brasileiras

taxa de mortalidade covid
BH tem menor taxa de mortalidade por Covid que outras 16 cidades (Wilson Dias/Agência Brasil)

A partir da próxima quinta-feira (22), Belo Horizonte avança para mais uma fase de flexibilização desde que a pandemia do novo coronavírus teve início. O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) em coletiva realizada hoje (19). Durante o encontro, o chefe do Executivo Municipal ressaltou, entre outros dados, que BH tem a menor taxa de mortalidade por Covid entre os maiores municípios brasileiros.

Na coletiva, Kalil apresentou um gráfico com dados do Ministério da Saúde, verificados em 15 de abril, a respeito da taxa de mortalidade em decorrência da Covid-19 por 100 mil habitantes. No ranking, BH aparece na última colocação, com 149,5, atrás de outras 16 cidades. Manaus e Rio de Janeiro, respectivamente, encabeçavam a lista, com 394,1 e 330,2. Nesta segunda, quatro dias depois, os números ainda demonstram a mesma posição da capital mineira na comparação (confira abaixo).

“São dados que ninguém fala e gostaríamos de lembrar, que me conste, não há nenhum município em condição espetacular, melhor que a nossa cidade”, disse Kalil sobre a taxa de mortalidade. “Hoje nós temos um conforto de nos dar esse tipo de abertura na cidade de Belo Horizonte”, comentou o prefeito em outro momento.

BH segue com taxa de mortalidade baixa

A taxa de mortalidade corresponde ao número de pessoas que morreram em decorrência de uma doença específica em relação ao número total de pessoas na população. Ela serve como um indicativo para analisar o impacto de uma condição, neste caso a Covid-19, em toda a população de uma determinada região.

Hoje (19), dados do Ministério da Saúde (confira o Painel Coronavírus) apontam que BH segue com taxa de mortalidade menor do que as cidades em comparação. Enquanto a capital mineira tem 156, Rio de Janeiro e Manaus seguem no topo do levantamento, com 395 e 335, respectivamente.

Mais dados

Ainda durante a coletiva, Kalil ressaltou outros dados importantes a respeito do enfrentamento à Covid-19 na capital. O prefeito lembro que já foram distribuídas, sem interrupção, mais de 3 milhões de cestas básicas em BH. Já o número de refeições servidas bateu a casa dos 1,6 milhão de pratos. Outros 528 mil kits de higienização também foram disponibilizados para a população que vive abaixo da linha da pobreza em Belo Horizonte.

Reabertura

A volta do comércio não essencial, e de outras atividades com academias, bares e restaurantes – com venda de bebida alcoólica -, deve seguir recomendações da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) para que funcionem. Além das medidas de segurança contra a Covid, como o uso de máscaras e o distanciamento social, os empreendimentos também devem observar os horários específicos em que cada estabelecimento pode ou não funcionar (confira os horários aqui).

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!