100 dias de defesa pela liberdade

Construir uma BH do tamanho dos nossos sonhos. Essa foi a ideia que norteou minha campanha a vereadora. É também esse o propósito que me impulsiona hoje, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, ao representar milhares de belo-horizontinos que também querem viver numa cidade que não tenha limites para crescer.

Apesar dos obstáculos impostos pela pandemia do coronavírus, encarei o desafio de escrever um novo capítulo na história de BH trabalhando pela cidade que eu amo. Agora, completados 100 dias de mandato, me sinto segura para dizer que estou no lugar certo e na hora certa, com a enorme missão de defender a liberdade em Belo Horizonte.

Na prática, defender a liberdade é justamente construir uma cidade onde se pode sonhar grande, sem sermos limitados pela canetada da Prefeitura ou por decisões ruins da Câmara Municipal.  Por isso, nesses 100 dias venho trabalhando de maneira incansável para tornar realidade as nossas propostas: formular políticas públicas que melhorem a educação em BH, simplificar o ambiente de negócios da cidade, trazer mais inovação para a mobilidade urbana e contribuir para uma Câmara mais barata e eficiente. 

Para trazer mais liberdade econômica a Belo Horizonte, criei a Comissão de Desburocratização, cujo objetivo é combater o excesso de burocracia na cidade. Vamos trabalhar para simplificar e revogar legislações, digitalizar e descomplicar processos públicos, enfim, eliminar travas que atrapalham o dia a dia de todo o cidadão, especialmente de quem empreende na cidade.

Outra grande vitória desses primeiros 100 dias foi a conquista da presidência da Comissão de Educação. Desde que assumi, propus que a Comissão focasse os debates no tema mais urgente que envolve a educação da cidade hoje: a reabertura segura das escolas. Temos realizado audiências públicas, enviado pedidos de informação à Prefeitura e feito visitas técnicas às escolas para avaliar as condições de segurança para a volta às aulas, assim que for possível. 

Outra frente de trabalho do mandato é a sub-relatoria na Comissão de Reformulação da BHTrans, onde estou focada nas pautas de inovação na mobilidade e integração de BH com a Região Metropolitana. Há anos sofremos com a má qualidade do transporte coletivo da nossa cidade, que está sempre sobrecarregado e com pouca integração com outras formas de mobilidade. O trabalho da Comissão será uma das iniciativas do gabinete para contribuir nessa área. 

No Plenário, participei de votações extremamente importantes para a cidade. Conseguimos aprovar em primeiro turno, por exemplo, o projeto que devolve os alvarás de creches e escolas infantis recolhido de maneira ilegal pela Prefeitura em 2020. 

Ao mesmo tempo, participei de votações duras e polêmicas, em que foi necessário enfrentar o populismo para defender aquilo que é certo. Foi o caso da votação do projeto que autorizava a Prefeitura adquirir um empréstimo milionário, sem qualquer transparência de como o recurso seria gasto. Junto com a bancada do NOVO, decidi seguir meus princípios, votando contra o projeto e explicando para a população a minha escolha de defender o respeito ao pagador de impostos. 

Nesses 100 dias, posso dizer com tranquilidade que atuei firme com os meus princípios, como a transparência e a eficiência. Junto com a bancada, recusei privilégios como o aluguel de carros oficiais e  registrei a recusa aos auxílios de início e fim de mandato, que estão suspensos nesta legislatura. Fiz tudo isso ao lado de um time enxuto e extremamente qualificado, selecionado através de processo seletivo, como prometido em campanha.

Foram 100 dias defendendo a liberdade, combatendo burocracias, fazendo articulação política na Câmara e dando passos importantes para termos uma cidade cada vez melhor e mais livre. Desejo que o meu mandato seja exemplo, inspiração e esperança para cidadãos que também sonham com uma cidade livre para sonharmos grande e realizarmos todos os nossos objetivos.

Marcela Trópia[email protected]

Marcela Trópia é especialista em políticas públicas formada pela Fundação João Pinheiro (MG) e pós-graduada em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública (SP). Foi responsável por coordenar a campanha vitoriosa do deputado federal Tiago Mitraud (NOVO-MG) e atuou como coordenadora política do gabinete do deputado estadual Guilherme da Cunha (NOVO-MG). Em 2020, foi eleita vereadora pelo partido NOVO em Belo Horizonte com 10.741 votos, sendo a 6ª mais votada da cidade.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!