Polícia investiga influenciadores que fazem ‘drift’ com carros de luxo

Influenciador faz drift
Delegado explica que as manobras só configuram crime quando praticadas em via pública (Reprodução/Instagram)

A Polícia Civil de Minas Gerais instaurou inquérito para investigar três influenciadores digitais que compartilham vídeos fazendo manobras com carros em vias públicas de BH e da região metropolitana. Nas publicações, os motoristas de 23, 27 e 31 anos aparecem fazendo manobras de “drift”, técnica que faz o veículo andar de lado ao deslizar em curvas, em BMWs e outros carros de luxo. De acordo com o delegado responsável pela investigação, as manobras não configuram crime por si só, mas a prática delas em via pública é uma infração do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Os três influenciadores acumulam centenas de milhares de seguidores em redes sociais como o Instagram e o YouTube, onde compartilham os vídeos das manobras de direção. Segundo o delegado Wagner Sales, chefe da Divisão Especializada de Prevenção e Investigação de Crimes de Trânsito do Detran, “esse tipo de técnica, hobby, ou esporte, se realizado com autorização da autoridade competente, em local adequado, com as previsões do CTB, é possível. Quando realizado em via pública, configura crime”.

A prática é descrita no artigo 308 da legislação, que proíbe “participar, na direção de veículo automotor, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística ou ainda de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada pela autoridade competente, gerando situação de risco à incolumidade pública ou privada”. De acordo com o delegado, um dos três motoristas é inabilitado, e também se enquadra no artigo 309 do CTB.

O artigo 308 prevê, como penas, a “detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor”. As penas podem ser agravadas caso haja lesão corporal ou morte. Já o artigo 309 prevê a detenção, de seis meses a um ano, ou multa.

Dia Nacional da Paz no Trânsito

O responsável pela investigação ressalta que, além das possíveis penas aos influenciadores após a conclusão do inquérito, a Polícia Civil também busca fazer um trabalho de prevenção e orientação. A corporação ressalta que, nesta quarta-feira (21), é celebrado o Dia Nacional da Paz no Trânsito, que tem como objetivo reduzir o número de acidentes por meio da conscientização de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas.

“Sabemos o poder das redes sociais. Que eles [os investigados] tenham a responsabilidade de produzir boas práticas que levem mensagens positivas e de seriedade e responsabilidade no trânsito. Que elas possam ser usadas com esse objetivo”, afirma o delegado Wagner Sales. De acordo com ele, os investigados foram ouvidos pela Polícia Civil na última semana, confessaram a prática das manobras e se mostraram arrependidos.

“Acreditamos que a nossa conversa na divisão e a responsabilização surtirão efeito pedagógico, não só para eles. É uma oportunidade de mandar uma mensagem positiva com exemplo prático, mas sobretudo trazendo jovens que tiveram oportunidade de contar sua história. Há mais de 300 mil acidentes de transito no Brasil por ano, quase 60 mil vitimas, entre mortos e lesionados. Poderiam ser um deles. São situações trágicas que atingem várias famílias”, completa o delegado.

Ainda segundo ele, os investigados postavam vídeos da prática há muito tempo, mas a Polícia Civil reuniu as evidências mais recentes para determinar as responsabilizações criminais e administrativas a serem aplicadas. Os influenciadores praticam o “drift” em Belo Horizonte, Nova Lima, Juatuba e outras cidades. O BHAZ entrou em contato com os três por meio do telefone, mas não obteve resposta.

Edição: Vitor Fernandes
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!