Siena Attractive com kit GNV: bom para quem roda muito

Andamos na versão do sedã da Fiat que pode rodar também com gás natural veicular (GNV). Na verdade, a montadora faz apenas a preparação para a instalação do kit GNV, que tem que ser feita em uma empresa homologada. O principal ponto positivo é a economia nos gastos com combustível para quem roda muito, principalmente táxis e motoristas de aplicativo. Por outro lado, é sensível a perda de desempenho ao usar o GNV, principalmente quando o carro está carregado. Os cilindros instalados no porta-malas roubam um pouco do espaço, mas como o Grand Siena tem um amplo compartimento para bagagens, isso não chega a ser um problema.

Foto: Eduardo Aquino

Por fora, não muda nada com o GNV. As linhas do Grand Siena já sentem um pouco o peso da idade. O desenho transmite a ideia de um modelo mais voltado para família ou para o uso em táxis ou aplicativos.

Contraste

Na frente, a grade na cor preta não é integrada aos faróis e fez um bom contraste com a cor vermelha da carroceria do modelo avaliado; os faróis são de duplo refletor e a tomada inferior de ar está bem harmonizada com o conjunto.

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Foto: Eduardo Aquino

De perfil, destacam-se o desenho elegante das rodas de liga leves (opcionais), a barra cromada na parte inferior das portas, as molduras na cor preta dos vidros e as maçanetas das portas na cor da carroceria.

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Barra cromada

Na traseira, o recoste das lanternas “invade” o porta-malas, a barra cromada na parte inferior da tampa do porta-malas segue a pegada da elegância e a parte de baixo do para-choque na cor preta é um elemento de estilo para “levantar” a traseira.

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Foto: Eduardo Aquino

O amplo espaço interno do Grand Siena é um ponto positivo do modelo, proporcionando conforto para cinco adultos. Como o porta-malas é bem generoso, a instalação dos dois cilindros de GNV ainda deixou um bom espaço para as bagagens.

Interior

O interior também sente o peso dos anos (o desenho é de 2012). O acabamento interno é bem simples, mas razoável para um sedã dessa categoria. O tecido que reveste o banco tem toque agradável e é compatível com o nosso clima tropical.

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Foto: Eduardo Aquino

A posição de dirigir é boa, proporcionando uma ampla visão do trânsito, mas a regulagem de altura do banco do motorista é opcional. O volante tem boa pega e abriga os comandos do som.

Comutador

O quadro de instrumentos analógicos tem boa visualização. Por outro lado, o comutador para o uso do GNV, que também marca a quantidade de combustível, fica no console, em um local de visualização mais difícil.

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A lista de equipamentos de conforto e segurança é bem básica no Grand Siena. Os únicos destaques da lista são o sistema Isofix para fixar cadeiras infantis e computador de bordo com várias funções. Faz muita falta um sistema multimídia.

Rodando, o motorista sente bastante a queda de rendimento quando muda para o GNV.

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Foto: Eduardo Aquino

Desempenho

Por isso, em nosso teste, para manter um desempenho razoável, recorremos ao uso do etanol (com o qual o sedã estava abastecido) e ao desligamento momentâneo do ar-condicionado nas retomadas de velocidade, nas subidas mais íngremes, etc.

Foto: Eduardo Aquino

As relações de câmbio estão bem escalonadas para o aproveitamento melhor do GNV, sem “buracos” (quedas de rotação) e os engates são macios e precisos, embora o curso da alavanca seja um pouco longo.

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Foto: Eduardo Aquino

O peso dos cilindros (dentro do porta-malas) não alterou de forma sensível o comportamento da suspensão, que consegue conciliar conforto e estabilidade de acordo com a proposta familiar do carro.

Relação indireta

A assistência hidráulica da direção está bem calibrada, mas a relação indireta exige um pouco de atenção do motorista, principalmente nas mudanças bruscas de faixa.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.368 cm³ de cilindrada, 8V, flex e GNV, que rende potências de 75cv (GNV), 85cv (gasolina) e 88cv (etanol) a 5.750rpm e torques de 10,7kgfm (GNV), 12,4kgfm (gasolina) e 12,5kgfm (etanol) a 3.500rpm

Transmissão – Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas

Direção – Assistência hidráulica

Suspensão – Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, eixo de torção

Dimensões – Comprimento, 4,29m; largura, 1,70m; altura, 1,51m; e entre-eixos, 2,51m

Freios – Discos ventilados na dianteira; e tambores na traseira

Pneus e rodas – Rodas de liga de 15 polegadas (opcionais), calçadas com pneus 185/65 R15

Tanque – 48 litros / 15m³ (GNV)

Porta-malas – 390 litros (520 litros sem o kit GNV)

Peso – 1.207 quilos (1.094 sem o kit GNV)

Foto: Eduardo Aquino

Equipamentos de série – Alertas de limite de velocidade e manutenção programada, ar-condicionado, bolsa porta-revistas no encosto do banco dianteiro do passageiro, calotas integrais, comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível, computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1 traseiro), direção hidráulica, follow me home, gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix), ganchos de fixação de carga no porta-malas, lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), My Car Fiat (personaliza várias funções do carro), preparação para sistema de som, rodas de aço estampado de 14 polegadas, travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h e vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento.

Opcionais – Pack Driver (vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, retrovisores externos elétricos com Tilt Down, banco do motorista com regulagem de altura e sensor de estacionamento traseiro), R$ 1.650,00; e predisposição para instalação do kit GNV, R$ 750,00.

Preços – R$ 61.590. Com os opcionais (exceto rodas de liga) e pintura metálica, R$ 65.780.

Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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