Programa fiscaliza adoção de medidas sanitárias em ônibus de Contagem

ônibus contagem
Fiscalização deve se estender para outros 13 municípios da Grande BH (Seinfra/Divulgação)

Os ônibus de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, passaram a ser fiscalizados por um programa que verifica se as empresas de transporte adotam as medidas necessárias para combater a Covid-19. O objetivo, assim como no caso da avaliação desenvolvida na capital, é garantir maior segurança aos usuários do transporte público.

A operação avalia normas como respeito às condições de segurança, conforto e higiene dentro dos ônibus e conformidade com os limites de lotação determinados pelo Comitê Extraordinário Covid-19. 

O programa, chamado RMBH Fiscaliza, é uma parceria entre a Prefeitura de Contagem, a TransCon (Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes), a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade) e o DER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais).

A primeira ação aconteceu já nessa segunda-feira (26), quando agentes dos órgãos começaram a fiscalizar os ônibus municipais e metropolitanos que rodavam na avenida João César de Oliveira para verificar se as medidas para o combate à pandemia estão sendo cumpridas.

Ações

A expectativa é que, com a união de esforços dos gestores públicos proposta pelo programa, as medidas sanitárias no transporte metropolitano sejam reforçadas, preservando a saúde dos usuários e incentivando aos concessionários melhorarem a qualidade na prestação do serviço.

“A operação conjunta com Contagem é a primeira de uma série de ações contidas no programa RMBH Fiscaliza. O objetivo é que Estado e municípios possam conjugar esforços em prol da melhoria do transporte coletivo para o usuário, especialmente em tempos de pandemia”, afirma o secretário de estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato.

“O descumprimento das normas não pode ocorrer. É ela que faz com que as linhas saiam lotadas, tendo em vista a diminuição de oferta”, reforça Marcato.

‘Soma de esforços’

A prefeita de Contagem, Marília Campos, também ressalta a importância da ação. “Será uma soma de esforços entre o governo estadual e as cidades metropolitanas para oferecer segurança a motoristas e usuários neste período de pandemia”, diz.

“Ficou muito evidente para nós a importância da fiscalização do transporte coletivo, da necessária integração, do planejamento, da articulação operacional do sistema de transporte público. Esta ação vai garantir a qualidade do transporte coletivo estadual, não somente para este momento, mas também em outros”, complementa Marília.

Até o momento, 13 municípios da Grande BH já aderiram ao protocolo proposto pelo programa RMBH Fiscaliza. Outros municípios devem assinar convênio com o Estado nas próximas semanas para iniciarem as operações de fiscalização em parceria com o DER-MG.

Em BH

Na capital, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) também anunciou uma ação semelhante para garantir o cumprimento das medidas sanitárias no transporte público. Desde o último sábado (24), os ônibus de BH passaram a ser avaliados por um índice que mede critérios de qualidade – o IDO (Índice de Desempenho Operacional).

O IDO é constituído por um conjunto de índices operacionais que incluem pontualidade, conforto, confiabilidade, mecânica, segurança e infrações regulamentares. Cada um desses critérios recebe um peso específico e o desempenho do serviço é medido com base na análise conjunta de todos eles (veja detalhes aqui).

Com Agência Minas

Edição: Thiago Ricci
Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!