Quase em alerta: Taxa de transmissão da Covid-19 em BH chega a 0,98

Hospital em Belo Horizonte
representa quantas pessoas um paciente contaminado pelo vírus tem potencial para infectar (Amanda Dias/BHAZ)

Mais uma vez, a taxa de transmissão da Covid-19 na capital mineira voltou a subir, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) hoje (27). O índice, que já havia saltado de 0,93 para 0,96 entre a última sexta-feira (23) e essa segunda (26), agora está em 0,98, próximo do estado de alerta. Já a ocupação de leitos destinados ao tratamento da doença teve leve queda de ontem para hoje.

Quando o índice, que representa o número médio de transmissão por infectado (Rt), fica acima de 1, ele representa um alerta para a cidade, de acordo com infectologistas. A taxa representa quantas pessoas um paciente contaminado pelo novo coronavírus tem potencial para infectar. Hoje, o Rt continua no nível verde de acordo com os parâmetros da PBH, mas segue se aproximando do nível amarelo.

Indicadores Covid
Índice se aproxima cada vez mais do estado de alerta (Reprodução/PBH)

Leitos e vacinação

Já a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao tratamento da Covid-19 em BH caiu de 81,5% para 80,6%, hoje. O indicador, no entanto, permanece no nível vermelho e máximo de alerta. A ocupação de leitos de enfermaria para pacientes infectados pelo vírus também caiu levemente, indo de 59,8% para 59,2%.

De acordo com o boletim epidemiológico de hoje, Belo Horizonte já registrou 173.352 casos de Covid-19 e 4.185 mortes em decorrência da doença. Além disso, 6.426 casos estão em acompanhamento e 162.741 pessoas já se recuperaram da infecção pelo novo coronavírus na cidade.

Ainda segundo o documento, 517.811 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em BH, e 193.232 receberam a segunda dose. Ao todo, 951.010 doses foram destinadas à cidade e 902.958 já foram distribuídas para os grupos prioritários de imunização.

Reabertura

A última quinta-feira foi o primeiro dia da retomada das atividades em Belo Horizonte, conforme anunciado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) na segunda-feira. O comércio de rua considerado não essencial pode funcionar das 9h às 20h, enquanto as lojas no interior de shoppings, das 10h às 21h; enquanto atacadistas, das 5h às 17h. Bares e restaurantes não só podem voltar a receber clientes, como a venda de bebida alcoólica é permitida das 11h às 16h, de segunda a sábado.

O prefeito afirmou que outras liberações devem ocorrer nos próximos dias, caso os indicadores não piorem. “As poucas coisas que ficaram de fora serão estudadas para que a gente avalie em uma próxima semana, 7 ou 8 dias, para que os números continuem nos ajudando, nos dando conforto”, afirmou Kalil. “Tudo o que está acontecendo é, em grande parte, graças ao esforço feito pelo comércio. Me desculpem mais uma vez aos bares, restaurantes, aos comerciantes, donos de shopping. Ninguém ficou mais aflito do que nós”, complementou.

Academias e salões de beleza poderão funcionar até mesmo 24h por dia, se tiverem condição. “Sem restrição de horário para poder espalhar os clientes ao longo do dia e da noite”, afirmou o secretário municipal de Orçamento, Planejamento e Gestão, André Reis.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!