A partir da próxima segunda-feira (3), a Central de Relacionamento BH Resolve voltará a atender presencialmente a população. A informação foi publicada no Diário Oficial Municipal na manhã de ontem (27). O retorno é gradual, para casos específicos que não podem ser atendidos pela internet ou aqueles voltados às pessoas em situação de vulnerabilidade.
O BH Resolve reabriu em 28 de setembro de 2020, mas suspendeu suas atividades no dia 15 de março, após o agravamento da pandemia da Covid-19 na capital. A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) orienta que o público compareça ao BH Resolve somente depois de ter feito agendamento online. A agenda no portal estará liberada para marcação a partir desta quinta-feira (29).
Atendimento presencial só em caso específico
É importante que o usuário confira com antecedência se o serviço desejado só pode ser solicitado presencialmente ou se deve ser feito pelos canais eletrônicos (portal da Prefeitura ou PBH APP). Para essa consulta, basta acessar o Portal de Serviços e selecionar o que precisa.
“As pessoas devem continuar evitando deslocamentos desnecessários e, por isso, devem ser priorizados os serviços on-line. Os canais de atendimento digitais, além de simplificar o acesso, possibilitam que as solicitações possam ser feitas em qualquer dia, a qualquer hora, sem filas e custos com deslocamentos”, disse o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jean Mattos.
O Portal de Serviços da PBH conta com informações sobre 1.135 serviços prestados pela Prefeitura. Desses, 550 podem ser solicitados pela internet.
Instruções para atendimento no BH Resolve
Para ser atendido, o usuário deve marcar dia e horário (dias úteis, entre 8h e 17h), neste link. No dia agendado, o acesso se dará exclusivamente pela portaria da rua dos Caetés, 342, Centro, com a adoção de controle de fluxo de entrada e saída e medidas de distanciamento. A entrada só será permitida com 15 minutos de antecedência do horário marcado e pessoas sem agendamento não terão acesso ao local.
O BH Resolve não atenderá serviços de emissão de guias da Secretaria de Fazenda, como a de IPTU. Para impressão gratuita dessas guias, o cidadão deverá acessar o Portal da Prefeitura ou fazer o pedido em alguma unidade dos Correios.
De olho na proteção individual
· Regras foram criadas para a segurança dos cidadãos e também dos funcionários e colaboradores, como medidas de constante higienização e distanciamento.
· O BH Resolve não será mais um local de livre acesso. Para entrar na unidade o cidadão deve necessariamente agendar o serviço.
· O cidadão só poderá entrar na unidade 15 minutos antes do horário agendado para o atendimento.
· Nos casos de atendimentos agendados entre 8h e 8h15min, o acesso será permitido somente às 8h.
· É vedado o acesso de acompanhantes, exceto nos casos de necessidade comprovada. Na hipótese de agendamento para mais de um serviço, o cidadão poderá permanecer no BH Resolve se o intervalo de tempo entre os agendamentos for de no máximo 30 minutos.
· É vedada a permanência na unidade após a finalização do atendimento.
· O uso adequado de máscara e higienização das mãos com álcool 70% é obrigatório para acesso e permanência no BH Resolve.
· A Prefeitura adotará as medidas necessárias para realizar o atendimento de forma segura, nomeadamente, respeitando o distanciamento entre os trabalhadores e os cidadãos, disponibilizando álcool 70% para higienização das mãos e intensificando a frequência da limpeza do ambiente.
Com PBH