BH Resolve reabre na próxima segunda-feira para casos específicos e com horário agendado

BH Resolve
Cidadãos devem fazer agendamento pelo portal da PBH (Moisés Teodoro/BHAZ)

A partir da próxima segunda-feira (3), a Central de Relacionamento BH Resolve voltará a atender presencialmente a população. A informação foi publicada no Diário Oficial Municipal na manhã de ontem (27). O retorno é gradual, para casos específicos que não podem ser atendidos pela internet ou aqueles voltados às pessoas em situação de vulnerabilidade.

O BH Resolve reabriu em 28 de setembro de 2020, mas suspendeu suas atividades no dia 15 de março, após o agravamento da pandemia da Covid-19 na capital. A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) orienta que o público compareça ao BH Resolve somente depois de ter feito agendamento online. A agenda no portal estará liberada para marcação a partir desta quinta-feira (29).

Atendimento presencial só em caso específico

É importante que o usuário confira com antecedência se o serviço desejado só pode ser solicitado presencialmente ou se deve ser feito pelos canais eletrônicos (portal da Prefeitura ou PBH APP). Para essa consulta, basta acessar o Portal de Serviços e selecionar o que precisa.

“As pessoas devem continuar evitando deslocamentos desnecessários e, por isso, devem ser priorizados os serviços on-line. Os canais de atendimento digitais, além de simplificar o acesso, possibilitam que as solicitações possam ser feitas em qualquer dia, a qualquer hora, sem filas e custos com deslocamentos”, disse o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jean Mattos. 

O Portal de Serviços da PBH conta com informações sobre 1.135 serviços prestados pela Prefeitura. Desses, 550 podem ser solicitados pela internet.

Instruções para atendimento no BH Resolve

Para ser atendido, o usuário deve marcar dia e horário (dias úteis, entre 8h e 17h), neste link. No dia agendado, o acesso se dará exclusivamente pela portaria da rua dos Caetés, 342, Centro, com a adoção de controle de fluxo de entrada e saída e medidas de distanciamento. A entrada só será permitida com 15 minutos de antecedência do horário marcado e pessoas sem agendamento não terão acesso ao local.

O BH Resolve não atenderá serviços de emissão de guias da Secretaria de Fazenda, como a de IPTU. Para impressão gratuita dessas guias, o cidadão deverá acessar o Portal da Prefeitura ou fazer o pedido em alguma unidade dos Correios.

De olho na proteção individual

·         Regras foram criadas para a segurança dos cidadãos e também dos funcionários e colaboradores, como medidas de constante higienização e distanciamento.

·        O BH Resolve não será mais um local de livre acesso. Para entrar na unidade o cidadão deve necessariamente agendar o serviço.

·        O cidadão só poderá entrar na unidade 15 minutos antes do horário agendado para o atendimento.  

·        Nos casos de atendimentos agendados entre 8h e 8h15min, o acesso será permitido somente às 8h. 

·       É vedado o acesso de acompanhantes, exceto nos casos de necessidade comprovada. Na hipótese de agendamento para mais de um serviço, o cidadão poderá permanecer no BH Resolve se o intervalo de tempo entre os agendamentos for de no máximo 30 minutos.

·        É vedada a permanência na unidade após a finalização do atendimento. 

·        O uso adequado de máscara e higienização das mãos com álcool 70% é obrigatório para acesso e permanência no BH Resolve. 

·   A Prefeitura adotará as medidas necessárias para realizar o atendimento de forma segura, nomeadamente, respeitando o distanciamento entre os trabalhadores e os cidadãos, disponibilizando álcool 70% para higienização das mãos e intensificando a frequência da limpeza do ambiente.

Com PBH

Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!