Covid em BH: Transmissão chega a 0,99 enquanto ocupação de UTIs cai

Leitos de UTI
Apesar da queda, ocupação permanece no nível vermelho e máximo de alerta (FOTO ILUSTRATIVA: Rogerio Santana/Governo do Rio de Janeiro)

Chegando cada vez mais perto do nível de alerta, a taxa de transmissão da Covid-19 em Belo Horizonte subiu novamente nesta quarta-feira (28), desta vez chegando a 0,99. Ontem, o índice estava em 0,98, depois de ter apresentado um salto de 0,93 para 0,96 entre a última sexta-feira (23) e essa segunda (26). A ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), por outro lado, caiu e está abaixo de 80%.

Quando o índice, que representa o número médio de transmissão por infectado (Rt), fica acima de 1, ele representa um alerta para a cidade, de acordo com infectologistas. A taxa representa quantas pessoas um paciente contaminado pelo novo coronavírus tem potencial para infectar. Hoje, o Rt continua no nível verde de acordo com os parâmetros da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), mas segue se aproximando do nível amarelo.

As informações são do boletim epidemiológico divulgado hoje pela administração municipal. De acordo com o documento, 79,9% dos leitos de UTI destinados ao tratamento da Covid-19 em BH estão ocupados. Apesar da queda, o indicador permanece no nível vermelho e máximo de alerta. Já a ocupação de leitos de enfermaria foi de 59,2% para 59,3% de ontem para hoje, permanecendo no nível amarelo.

Indicadores
Taxa de transmissão sobe cada dia mais (Reprodução/PBH)

Ainda segundo o boletim, Belo Horizonte já registrou 174.766 casos de Covid-19 e 4.261 mortes em decorrência da doença. Além disso, 6.671 casos estão em acompanhamento e 163.834 pessoas já se recuperaram da infecção pelo novo coronavírus na cidade.

Já em relação à imunização contra a doença, 527.010 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em BH, e 201.292 receberam a segunda dose. Ao todo, 952.163 doses foram destinadas à cidade e 904.111 já foram distribuídas para os grupos prioritários de imunização.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!