Do friozinho ao calorão e chuva: ‘Vai e vem’ do tempo em BH dá o que falar

Clima de Belo Horizonte tem mudanças repentinas e vira assunto (Moisés Santos/BHAZ)

Friozinho durante a noite e altas temperaturas logo no começo da manhã. De repente, no meio do dia, uma chuva passageira. Esta foi a dinâmica do tempo na capital mineira ao longo das últimas horas, de ontem (27) para hoje (28). E o céu de Belo Horizonte, como de algumas cidades da região metropolitana, também registra variações: do azul ensolarado ao “climinha” com mais nuvens evidentes, nublado. Confuso, não? Nem tanto.

A variação no tempo da capital está relacionada ao outono, como explica o meteorologista Claudemir de Azevedo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). “O outono é uma estação consideração de transição entre o verão e o inverno, com características de ambas as estações ao longo de um mesmo dia”, explica o especialista.

Com início no último dia 20 de março, e término em 21 de junho, as características do outono também são influenciadas pelas condições climáticas. Segundo Azevedo, a tendência é de que a oscilação no tempo se mantenha até amanhã. “Ontem, com céu nublado, chuva, deu uma sensação de frio maior”, diz. “Com a chegada de uma massa de ar seco, que deve se reestabelecer, a tendência é de céu claro, parcialmente nublado, e sem chuva”, conta.

Ainda de acordo com a meteorologia, a região da Pampulha registrou hoje temperatura de 29ºC, enquanto a umidade relativa do ar chegou na casa dos 55%. Para esta quinta-feira (29), a capital deve registrar máxima de 27ºC. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o índice de umidade relativa do ar ideal gira em torno de 50% e 60%.

A umidade, em Belo Horizonte e região, está prevista para oscilar entre 70% e 40% hoje. O índice ainda está longe de chegar em números preocupantes, abaixo de 30%, situação relativamente comum no inverno em BH.

Repercussão

Nas redes sociais, internautas de diferentes partes da capital repercutem as mudanças no clima da cidade. Confira parte da repercussão:

Edição: Roberth Costa

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!