Covid-19: Kalil descarta nova flexibilização para o Dia das Mães em BH

Prefeito Alexandre Kalil
Prefeito descartou flexibilização de horários do comércio (Amanda Dias/BHAZ)

Uma nova flexibilização do comércio para os Dia das Mães está descartada em Belo Horizonte. É o que disse o prefeito Alexandre Kalil (PSD) em entrevista à Rádio Itatiaia. O mandatário da capital mineira afirmou que o momento é de “cautela” e cogitou um novo fechamento, caso os indicadores da pandemia de Covid-19 apresentem piora.

Representantes dos lojistas e dos comerciantes de bares e restaurantes desejavam a ampliação do horário de funcionamento em razão da data comemorativa. Só que os planos não serão atendidos pela PBH (Prefeitura de Belo Horizonte). Kalil disse que primeiro é preciso fazer a avaliação do impacto da abertura iniciada há uma semana para definir os próximos passos.

“Na próxima quinta-feira (6), nós teremos o ciclo de 14 dias, quando teremos cientificamente a comprovação do número dessa abertura. Então, nós tivemos o cuidado, inclusive, de reabrir o comércio para pegar o Dia das Mães. Agora, não podemos cair no mesmo erro. Eu acho que um pouco de cautela e caldo de galinha não vai fazer mal para ninguém. Está tudo aberto”, disse.

‘Atropelo’

Kalil pediu para que as pessoas não deixem a compra dos presentes das mães para a última hora, pois assim é possível evitar aglomeração nos estabelecimentos. “Você pode comprar o presente para a sua mãe hoje, amanhã. Não precisa sair todo mundo para comprar na quinta-feira que vem”.

O político ainda propôs a realização de uma “campanha publicitária” para incentivar a compra antecipada e não descartou um novo fechamento do comércio da capital mineira.

“É muito mais importante uma campanha publicitária do comércio de adiantar o presente das mães do que um atropelo que pode provocar um novo fechamento. Porque não tenho dúvida que teríamos que fechar de novo”, alertou.

Covid-19 em BH

A pandemia na capital mineira chegou à marca de 174.766 diagnósticos positivos e 4.261 mortes. Os dados são do Boletim Epidemiológico e Assistencial de ontem. A taxa de transmissão da Covid-19 continuou a subir e se aproximou do nível de alerta. Na terça (27), era 0,98 e agora chegou a 0,99.

Quando o índice, que representa o número médio de transmissão por infectado (RT), fica acima de 1, é um alerta para a cidade, de acordo com infectologistas. A taxa indica quantas pessoas um paciente contaminado pelo novo coronavírus tem potencial para infectar. Hoje, o RT continua no nível verde, mas está a 0,01 ponto percentual do amarelo.

De acordo com o boletim, 79,9% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao tratamento da Covid-19 em BH estão ocupados. O indicador permanece no nível vermelho e máximo de alerta. Já a ocupação de leitos de enfermaria está em 59,3%, permanecendo no nível amarelo.

Indicadores
Taxa de transmissão sobe cada dia mais (Reprodução/PBH)
Edição: Thiago Ricci
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!