Imunização contra gripe pode reduzir pressão sobre o SUS; entenda

vacinacao-gripe-influenza-1
Campanha de vacinação contra a gripe começou neste mês em todo o país (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Vírus Influenza começou no país neste mês e a meta do Programa de Imunização da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) é imunizar 90% da população prioritária – cerca de 8,4 milhões de pessoas em todo o estado. Com a pandemia, no entanto, algumas dúvidas têm surgido sobre a importância dessa imunização e sobre como ela se relaciona com as vacinas contra a Covid-19.

As informações são da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Em entrevista concedida ao programa de rádio Saúde com ciência, o médico e professor da Faculdade de Medicina, Ênio Pietra Pedroso, do Departamento de Clínica Médica, explica sobre a necessidade de vacinação contra a Influenza, as similaridades e diferenças entre os dois vírus e esclarece se a vacina da gripe pode levar a uma menor ocorrência da Covid-19.

Imunização e sobrecarga

A estratégia para vacinação contra a influenza foi integrada ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) em 1999, com o objetivo de reduzir internações por complicações decorrentes da gripe e óbitos. O professor esclarece que a vacina contra o vírus influenza constitui um modelo semelhante ao de imunizantes para outros agentes. Isso porque ele é formulado com vírus inativado, estratégia também usada no desenvolvimento da Coronavac. “Portanto, não há vírus vivo”, acrescenta Ênio.

No entanto, imunizar-se contra o vírus da gripe não significa estar imune também ao coronavírus. A proteção contra o vírus influenza reduz apenas o seu papel como desencadeador de doença respiratória aguda. Isso ajudaria a reduzir internações por causa da gripe, evitando sobrecarrega ainda maior ao sistema de saúde.

Gripe x Covid-19

A gripe é uma infecção viral do aparelho respiratório provocada pelo vírus influenza, que ataca os pulmões, o nariz e a garganta. A exemplo da infecção causada pelo novo coronavírus, os sintomas incluem febre, calafrios, tosse, dores de cabeça e fadiga. Por isso, as doenças podem ser facilmente confundidas.

O que se sabe até o momento é que a prevenção contra o influenza durante esse período de alto contágio pela Covid-19 ajuda a diferenciar o diagnóstico das duas doenças. Descartando a gripe nas pessoas imunizadas contra a influenza, fica mais fácil diagnosticar as duas doenças, diminuindo assim a pressão sobre as unidades de saúde.

Estudo aponta prevenção

Uma dúvida que tem sido levantada, especialmente após publicação de estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, é sobre a possibilidade do imunizante contra a gripe ter também algum efeito preventivo contra a Covid-19, uma vez que os sintomas das duas doenças são semelhantes.

O estudo observou menos casos de Covid-19 em pacientes imunizados contra a gripe. Em relação a esse resultado, os autores da pesquisa levantaram a hipótese de que os pacientes vacinados contra a influenza tenham cultivado melhores hábitos de prevenção contra a Covid-19 e, por isso, se infectado menos. 

Outra explicação possível é que a vacina contra a gripe evita a sobrecarga do sistema respiratório, fortalecendo a primeira linha de defesa do sistema imune.

No entanto, o professor Ênio Pedroso esclarece que ainda é cedo para considerar os resultados obtidos, uma vez que o estudo, de natureza retrospectivo-observacional, não possibilita confirmar essa associação. Ele também considera que todos os dados científicos relacionados à doença exigem mais tempo para serem consolidados.

Para que os resultados da pesquisa realizada em Michigan sejam referenciais e considerados para outras populações ao redor do mundo, é necessário ampliar os estudos para outros países. “Os estudos precisam ser confirmados, criticados e realizados em outras situações étnico-ambientais”, defende Ênio.

Para se prevenir

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Vírus Influenza se estende até 9 de julho. Neste ano, o programa foi dividido em três fases, que contemplam grupos definidos pelo Ministério da Saúde para evitar aglomerações nas unidades de saúde. Confira mais informações sobre a imunização em Belo Horizonte, Betim e Contagem.

Com Maria Beatriz Aquino, da UFMG

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!