Paulo Gustavo morre aos 42 anos, vítima da Covid-19

Paulo Gustavo Luto
A morte de Paulo Gustavo foi confirmada na noite desta terça-feira. (Mathilde Missioneiro/Folhapress)

Morreu aos 42 anos, na noite desta terça-feira (4), o ator Paulo Gustavo em decorrência de complicações da Covid-19. O artista estava internado em um hospital em Copacabana, no Rio de Janeiro, desde 13 de março. Ele chegou a apresentar melhoras ao longo do tratamento, mas teve piora súbita e faleceu. Mais cedo, o boletim médico do famoso informou que ele tinha quadro clínico irreversível depois de sofrer uma embolia gasosa.

A morte de Paulo Gustavo foi constatada por volta das 21h12. Criador do personagem Dona Hermínia, o ator deixa o marido Thales Bretas e dois filhos. Nas redes sociais, internautas, fãs e famosos, lamentam a partida do humorista.

Carreira

Paulo Gustavo começou a ganhar visibilidade ainda em 2004, quando integrou o elenco do espetáculo “Surto” e a personagem Dona Hermínia apareceu pela primeira vez na peça. Dois anos depois, em 2006, Dona Hermínia cresceu ainda mais e ganhou um monólogo. A partir de então, Paulo Gustavo tornou-se uma estrela nacional.

O humorista ainda criou a peça 220 Votls, que não demorou a ir parar na TV. Ele ainda protagonizou Além da Ilha e A Vila nas telinhas, além de produções bastante reconhecidas como Vai Que Cola (2013), Divã (2011) e Minha Mãe É uma Peça, que ganhou duas sequências.

Histórico

Pouco mais de uma semana após ser internado, no dia 21 de março, o ator precisou ser intubado porque estava com dificuldade para respirar. Na época, foi divulgado que o procedimento era uma precaução e o marido do ator, o médico Thales Bretas, disse que era “mais um passo na cura da infecção”. O casal tem dois filhos.

“[Paulo] foi sedado e intubado para que a cura consiga se estabelecer nos seus pulmões sem cansá-lo tanto com a falta de ar que o incomodava”, disse. “Estou calmo, confiante e tenho certeza de que será um passo importante para a melhora completa do nosso guerreiro!!! Ele que é jovem, saudável, sem comorbidades e supercuidadoso, está passando por isso”.

O ator respondeu bem ao tratamento e teve uma evolução positiva nos dias seguintes. Porém, no dia 2 de abril, o estado de saúde dele piorou. Ele acabou precisando mudar de tratamento e passou a respirar com a ajuda de ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), uma espécie de pulmão artificial usado apenas em casos mais graves.

Dois dias depois, Paulo Gustavo precisou passar por uma pleuroscopia, para que a equipe médica pudesse verificar a condição de seus pulmões. Na ocasião, foi identificada uma fístula broncopleural, espécie de comunicação anormal entre os brônquios e a pleura. Ela foi corrigida.

Em 7 de abril, o marido de Paulo contou que o ator teve que receber uma transfusão de sangue. Segundo ele, devido ao ECMO, o paciente ficou “anticoagulado” e perdeu “um pouco de sangue”. “Por isso precisou tomar algumas bolsas de sangue”, explicou. Na mesma publicação, ele também incentivou as pessoas a irem doar sangue.

Porém, dias depois foi realizada uma toracoscopia, na qual uma nova fístula broncopleural foi identificada e corrigida. De acordo com comunicado da assessoria de imprensa do humorista, o procedimento foi um sucesso.

No dia 11, o boletim médico dizia que a situação clínica do ator continuava crítica. “Todos os profissionais têm se empenhado incessantemente pela sua recuperação”, diz a nota publicada nas redes sociais.

“As diversas complicações pulmonares já demandaram procedimentos invasivos como broncoscopias, pleuroscopias e colocação de dispositivos intrapulmonares”, continua o texto. “Às fístulas broncopleurais identificadas e tratadas somaram-se a complicações hemorrágicas, mas que vêm respondendo, de certa forma satisfatória, à reposição dos fatores da coagulação deficitários.”

Com Folhapress

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!