Oficinas gratuitas são ofertadas para moradores do Morro das Pedras

jovens-jogando-bola-morro-das-pedras
Material produzido nas oficinas será exibido em documentário (Édi da Silva/Divulgação)

Oficinas gratuitas ofertadas para moradores da periferia de BH – e conduzidas por monitores que residem ou têm ligação com a periferia de BH. Essa é a proposta do projeto Somos Comunidades, que chega ao Morro das Pedras, na Zona Oeste da capital mineira. Serão cinco formações: grafite, fotografia, vídeo, figurino e produção de eventos – e as inscrições já estão abertas!

Os cursos são gratuitos e voltados para o público jovem e adulto, a partir de 12 anos. A primeira oficina (veja relação completa abaixo) já tem data marcada: início no dia 7 de maio, e previsão de término em junho. Serão 100 horas de formação: além de monitores que moram ou têm ligação com o Morro das Pedras, profissionais de renome que atuam em Minas Gerais também farão parte do time de monitoramento das oficinas.

As formações vão ocorrer em formato virtual, com atividades e aulas gravadas e enviadas aos participantes pelo aplicativo Whatsapp ou ao vivo, transmitidas pela plataforma digital Zoom. Através da escuta da comunidade do Morro das Pedras, os organizadores das oficinas decidiram que a memória e os personagens do aglomerado serão fios condutores para as temáticas das oficinas ministradas.

Definiu-se, também, que o resultado dessas atividades será utilizado na construção do E-Festival. Esse festival é um documentário espetáculo que contará histórias da Escola de Artes Instituto Unimed-BH e das sete vilas do Morro das Pedras. Os desenhos e fotos produzidas pelos alunos nas oficinas estarão impressos nos figurinos e cenários do documentário.

Alunos destaque participarão do E-festival

Os alunos que tiverem mais destaque nas oficinas de produção farão parte da equipe principal do E-festival, o que acrescentará experiência e portfólio para futuros trabalhos. O objetivo das oficinas formativas, para além do que já foi dito, é de criar uma aliança entre as experiências afetivas dos moradores e o potencial transformador da comunidade do Morro das Pedras.

“O Somos Comunidade aposta na capacitação como instrumento imprescindível para a transformação da afetividade coletiva em efetividade empreendedora, principalmente para jovens profissionais estreantes no mercado de trabalho, que precisam de formação prática em seus ofícios ou, simplesmente, desejam adquirir conhecimento”, disse a integrante do Coreto Cultural Lilian Nunes.

Além de serem exibidos no E-festival, o conteúdo produzido pelos alunos das oficinas em ruas, vielas e espaços comunitários do Morro das Pedras ficará disponível em plataformas digitais.

Confira as oficinas que estarão disponíveis a partir do dia 7, bem como informações adicionais como o número de vagas, quem serão os monitores e os links para inscrição.

Oficina intensivão técnicas de grafite

A oficina de grafite ocorrerá de forma on-line, com 20 horas de duração e será realizada através de oito videoaulas gravadas e enviadas pelo WhatsApp aos alunos. O suporte pedagógico também vai acontecer pelo WhatsApp. Os participantes terão contato com o universo da linguagem com o uso de cores, a criação de temas, o desenvolvimento de personagens e outras técnicas de desenho. Cada aluno receberá um kit para a produção dos trabalhos, contendo blocos de desenho e pintura, canetas, pincéis e tinta.

Quando? 07, 14, 21 e 24 de maio

Vagas? 13

Inscrições? https://forms.gle/7MBUhQGDHZgGAv1Z7

Monitoria? Raison Lucas e Maria Flor

Oficina de fotografia ‘Murais de Afeto’

Com 20 horas de duração, distribuídas em oito videoaulas gravadas e enviadas aos participantes pelo aplicativo WhatsApp. O principal objetivo da oficina é despertar a atenção para a história e os detalhes que compõem o universo de personagens do cotidiano do Morro das Pedras. Os alunos vão conhecer técnicas de manuseio, manutenção de câmeras fotográficas e aparelhos celulares, composição das imagens e aspectos da história da fotografia no Brasil. A oficina oferecerá suporte pedagógico pelo WhatsApp.

Quando? 07, 14, 21 e 24 de maio.

Vagas? 12

Inscrições? https://forms.gle/VUHuLQqQ8q2f7uvs5

Monitoria? Hebert Lucas da Silva (Edi Silva)

Oficina de figurinos – da criação à confecção

Oficina com 12 de horas de duração, divididas em seis módulos de videoaulas gravadas e enviadas pelo WhatsApp. O suporte pedagógico também vai acontecer pelo mesmo aplicativo. A oficina busca despertar o olhar dos alunos para o processo criativo de figurinos, através da abordagem do contexto histórico no qual as vestimentas estão inseridas e o que se pretende transmitir com novas criações e releituras. Os participantes vão conhecer os processos de desenvolvimento de figurinos utilizados em edições anteriores do Somos Comunidade.

Também irão aprender a organizar e traduzir visualmente uma ideia, pesquisar os materiais, tirar as medidas, produzir e finalizar os figurinos que serão utilizados no E-Festival. A organização enviará dois kits de materiais para os participantes inscritos: um para a atividade de concepção dos figurinos, e outro para a de costura. 

Quando? de 10 a 21 de maio

Vagas? 15

Inscrições? https://forms.gle/AUg9JSysgm6tg3sg8

Monitoria? Priscila Gouthier e Maria Flor

Oficina de produção de eventos

A oficina terá 82 horas de duração, entre aulas on-line ao vivo, ministradas pela plataforma digital Zoom, e com videoaulas gravadas e enviadas aos participantes pelo WhatsApp. Os materiais disponibilizados para estudos individuais, como modelos de documentos, planilhas, vídeos e filmes de referência, também estarão disponíveis pelo Whatsapp e pelo aplicativo Splash. O trabalho será finalizado com um estágio na fase de produção do E-Festival, próxima etapa do Somos Comunidade que ocorrerá virtualmente em 2021.

Na etapa teórica, os inscritos terão contato com o planejamento de um evento e os principais aspectos de sua execução. Os encontros seguintes serão práticos e vão integrar a turma ao processo de criação das oficinas de design, fotografia, vídeo e figurino, cujas produções também serão incorporadas à programação do E-Festival. Para participar dessa oficina é necessário ter a partir de 18 anos.

Quando: 11, 13, 18, 20, 25 e 27 de maio e 01, 02, 07, 11, 14 e 15 de junho. . Estágio nas gravações do E-Festival, previstas para o mês de junho.

Vagas? 15

Inscrições? https://forms.gle/DZKmFG5RQH2sGetbA

Monitoria? Bruna Pardin e Nath Sol.

Oficina de audiovisual – Imersão cinematográfica

Essa oficina on-line terá 20 horas de duração, e será composta de videoaulas gravadas e enviadas aos participantes pelo aplicativo WhatsApp. Também terão exercícios com programas gratuitos de edição de vídeo, e suporte pedagógico pelo WhatsApp e pelo Facebook. Os participantes vão conhecer a história da sétima arte, sua estrutura narrativa, organizacional e aspectos da produção de um filme. Os alunos irão utilizar seus aparelhos celulares ou outros dispositivos móveis para as filmagens de ambientes de seus cotidianos.

A partir de noções práticas de roteiro, fotografia, enquadramento, captura de imagens e montagem, a turma irá produzir um documentário que resgata as relações culturais e afetivas do cotidiano de moradores do Morro das Pedras. O filme será exibido no E-Festival, etapa seguinte do Somos Comunidade, que neste ano será virtual.

Quando? 7, 14, 21 e 24 de maio.

Vagas? 15

Inscrições? https://forms.gle/AUEXcGqKLPrWLYzw6

Monitoria? Israel Batista de Oliveira e Isabel Ferreira da Silva.

Edição: Thiago Ricci
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!