Lula lamenta mortes em operação no Jacarezinho: ‘Ausência do Estado’

lula coletiva de imprensa são bernardo do campo
Lula lamentou a morte de 25 pessoas em Jacarezinho, no Rio (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Por Nathalia Kuhl

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou o Twitter, nesta quinta-feira (6), para lamentar as mortes ocorridas durante a Operação Exceptis, na comunidade do Jacarezinho (RJ). Para o político, os 25 óbitos não indicam “segurança pública, é ausência do Estado”. No post, Lula ainda citou a situação do país na luta contra a Covid-19 e a fome. “Os brasileiros estão morrendo sem vacina, de fome e pela violência. Vidas brasileiras importam”, escreveu.

Levantamento realizado pelo Instituto Fogo Cruzado mostra que a ação, deflagrada pela Polícia Civil na favela é a mais letal da história do Rio de Janeiro. Até as 15h, 25 pessoas haviam sido mortas. Entre elas, um policial. Ao justificar o ato, a corporação disse que a facção criminosa que atua no local age de forma semelhante a grupos terroristas, fazendo até o sequestro de trens da SuperVia. Segundo as investigações, os criminosos têm “estrutura típica de guerra”, com centenas de “soldados munidos com fuzis, pistolas, granadas, coletes balísticos, roupas camufladas e todo tipo de acessórios militares”.

Para a polícia, o grupo, considerado um dos quartéis-generais da facção Comando Vermelho, alicia crianças e adolescentes para praticar crimes, como tráfico de drogas, roubos e homicídios. Até o início da tarde, seis pessoas tinham sido presas. Foram apreendidas muitas armas e até munição antitanque.

Leia outras reportagens no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!