Alvo de vereador bolsonarista, Kalil rebate: ‘Braveza de garoto se responde com palmada’

Reunião aconteceu no Plenário Amynthas de Barros (Cláudio Rabelo/CMBH)

Uma troca de críticas entre o prefeito Alexandre Kalil (PSD) e o vereador Nikolas Ferreira (PRTB) marcou a Reunião Especial para prestação de contas do Poder Executivo, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (10).

No encontro, o prefeito fez esclarecimentos aos vereadores sobre gastos e ações da Prefeitura de Belo Horizonte no ano de 2020, período marcado pelas medidas de restrição para combater o avanço do novo coronavírus. Os parlamentares tiveram a oportunidade de questionar Kalil, que participou de forma remota.

Nikolas Ferreira iniciou as indagações alegando que o prefeito é “arrogante com o humilde” e que a “fala mansa” do chefe do Executivo não vai apagar o que, para ele, Kalil fez na cidade durante a pandemia. O vereador pelo PRTB quis saber sobre os investimentos em segurança pública e os gastos em publicidade.

Antes de passar a palavra para o prefeito, ele criticou com veemência as ações da PBH ao fechar o comércio da cidade. “O senhor ignorou os trabalhadores, os pais, mães e filhos dessa cidade, ignorou a classe dos feirantes, dos eventos, e agora aqui vários se escusando de falar as verdades para o senhor”.

“Você não tem diálogo, planejamento nem previsão para esta cidade. Eu tenho pena dos belorizontinos que têm o senhor como prefeito. Eu tenho pena e vergonha do senhor. Isso que falo de maneira clara, serena e respeitosa”, finalizou.

Kalil responde

O prefeito iniciou as respostas relembrando uma gafe constrangedora cometida por Nikolas. Em março deste ano, o parlamentar postou um vídeo onde confundiu um empresário famoso com um dos filhos do gestor municipal pelo fato dele também ter o sobrenome Kalil.

“Você, vereador, é o que fez a fake news com meu filho, não é isso?”, indagou o prefeito antes de dar um conselho para o parlamentar. “Braveza de garoto a gente responde com palmada. Eu acho que você devia sentar com seu pai, sua mãe, sentar com gente que pode te dar muito conselho e aprender a respeitar um homem de 62 anos, eleito em primeiro turno“.

O chefe do Executivo municipal continuou destacando que foi vencedor do pleito municipal em primeiro turno, mesmo tendo 14 concorrentes. “Da fake news a este monte de agressões, que eu perdi completamente a conta de quantas, e essa falsa coragem de internauta podem amedrontar seus coleguinhas, seus amiguinhos, mas a mim não”.

Kalil voltou no episódio do vídeo falso envolvendo o filho dele e pediu respeito a Nikolas encerrando a resposta ao parlamentar. “Você primeiro respeita meu filho, minha família. Você não deve respeitar nem seu pai, nem sua mãe”, finalizou.

Edição: Roberth Costa
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!