Após 423 mil mortes, Bolsonaro cria secretaria de combate à Covid-19

bolsonaro cerimônia de cumprimento aos Oficiais Generais promovidos
Bolsonaro cria secretaria de combate à Covid após mais de 400 mil mortes (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Por Mayara Oliveira

A Secretaria-Geral da Presidência informou, nesta segunda-feira (10), que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou um decreto que determina a criação de uma secretaria extraordinária para atuar no enfrentamento à Covid-19. O ato deve ser publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Subordinada ao Ministério da Saúde, a pasta representará a área sanitária do governo na coordenação das medidas a serem executadas durante a pandemia. “A secretaria está incumbida de propor diretrizes nacionais e ações de implementação das políticas de saúde para o enfrentamento à Covid-19, em articulação com os gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal, bem como de definir e coordenar as ações do Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19”, informou o governo em comunicado à imprensa.

De acordo com o Palácio do Planalto, o decreto promove remanejamentos e transformações de cargos e funções internas do Ministério da Saúde, mas sem ocasionar aumento de despesas. A secretaria foi anunciada pelo atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em 24 de março – um dia depois de ser oficializado no cargo. A criação da secretaria ocorre com mais de um ano de atraso e no pior momento da pandemia no Brasil. O país já acumula mais de 423 mil mortes em decorrência da Covid-19, além de mais de 15,2 milhões de casos da doença.

Leia a reportagem completa no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!