Tempo seco em BH: Baixa umidade relativa do ar exige atenção redobrada

Baixa umidade do ar BH
A previsão é que o tempo fique mais seco até esta quinta-feira (Amanda Dias/BHAZ)

Os moradores da capital mineira já podem preparar uma hidratação extra para esta semana. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu hoje um alerta sobre uma massa de ar seco que vai deixar a umidade relativa do ar em torno de 30% até 18h de quinta-feira (13).

Segundo a metereologista Anete Fernandes, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a estação atual, o outono, é muito propícia para essa queda na umidade. “Há muita variação de nebulosidade, inclusive hoje amanhecemos como céu bastante claro e aumentou a nebulosidade no decorrer do dia”, explica.

A especialista ainda alerta que em outras regiões de Minas, como no Norte e Noroeste do Estado, a umidade relativa do ar pode ficar ainda abaixo de 30%. O nível ideal para o organismo humano é de 40% e 70%, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Céu com poucas nuvens

As estações de outono e inverno correspondem ao período seco anual, por isso, não há formação de pancadas de chuvas que são típicas na primavera, por exemplo. Anete explica que, por esse motivo, o clima deve continuar seco pelos próximos dias.

“Essa massa de ar seco ocorre quando parte do interior do país está sob alta pressão, é como se tivesse um ventilador no teto soprando para baixo impedindo a formação das nuvens”, esclarece. A recomendação é que a população se hidrate bastante durante o período.

Cuidados com o tempo seco

Com a baixa umidade do ar, é comum que algumas pessoas tenham indisposição, dores de cabeça, sangramento de nariz e outras complicações, como o agravamento de casos de asma, rinites e sinusites.

Confira dicas da Defesa Civil para lidar com o tempo seco:

  •  Hidrate-se durante o dia;
  • Evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante;
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h;
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
  • Evite frituras;
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
Edição: Roberth Costa
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!