Protestos, longas filas e tumultos marcaram o fechamento das lojas do McDonald’s na Rússia. A rede de fast food anunciou o encerramento temporário das atividades no país, como uma sanção ao governo russo, pelos ataques na Ucrânia. A população tem se reunido nos restaurantes para comer um último sanduíche, antes do encerramento.
De acordo com a agência de notícias russa Ria Nosvoti, esta segunda-feira (14) é o último dia de funcionamento da franquia no país. Nas redes sociais, várias imagens mostram as aglomerações de russos se despedindo dos lanches da marca nos últimos dias. Além do McDonald’s, a Starbucks, rede de cafeterias, também anunciou o encerramento das atividades na Rússia, como sanção pelo conflito na Ucrânia.
McDonald’s employees in Russia celebrate their last moments before closing downpic.twitter.com/fHrrhQspxh
— Fifty Shades of Whey (@davenewworld_2) March 13, 2022
?? | IMAGEM DO DIA (08/03): Os russos fizeram filas enormes para aproveitar os últimos instantes de funcionamento das lojas do McDonald’s, em Moscou.
O McDonald’s anunciou, hoje, que suspenderá o funcionamento das suas lojas na Rússia.pic.twitter.com/hTMfoJEfqN— Conexão Mundial ? (@conexao_mundial) March 9, 2022
Assim está um McDonald’s de Moscou hoje, no último dia de funcionamento.#Russia #Ucrania pic.twitter.com/d5Gsuq7NQp
— Maicon Souza (@MaiconSouza_) March 13, 2022
Chamou a atenção nas redes, o protesto do pianista Luka Safronov, que se algemou a uma das lojas da rede em Moscou. O artista estava se manifestando contra o fechamento da marca no país. As imagens que flagraram o momento, mostram que o homem acabou sendo detido por policiais.
Luka Safronov, son of the artist Nikas Safronov, handcuffed himself to the entrance of McDonald’s. pic.twitter.com/WKjmPL9pgc
— NEXTA (@nexta_tv) March 13, 2022
Comunicado oficial
O McDonald’s anunciou o fechamento das lojas na Rússia em 8 de março. A rede de fast food havia enviado um comunicado para os funcionários, que agora foi tornado público pela própria empresa. Na carta, a empresa garante que tem feito esforços para garantir a segurança e apoio aos trabalhadores da marca que estão na Ucrânia.
“A companhia providenciou apoio financeiro imediato para o nosso time na Ucrânia. Nós estamos continuando a pagar os salários completos para nossos funcionários ucranianos e doamos 5 milhões de dólares para nosso Fundo de Assistência ao Funcionário, e continuamos a apoiar os esforços da Cruz Vermelha Internacional na região”, declarou.
“Na semana passada, McDonald’s decidiu fechar temporariamente todos os nossos restaurantes na Rússia e pausar as operações no mercado. Nós entendemos o impacto que isso vai ter nos nossos parceiros e colegas russos, por isso nós estamos preparados para apoiar todas as três pernas do banco na Ucrânia e na Rússia. Isso inclui continuação do salário para todos os funcionários do McDonald’s na Rússia”, acrescentou.








