TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Exposição ‘Finca-Pé: Estórias da Terra’ chega no CCBB-BH nesta quarta-feira

24/06/2025 às 13h24
Exposição que aborda território e permanência chega no CCBB BH nesta quarta-feira
Exposição reúne obras do artista Antonio Obá. (Diego Bresani/Divulgação)

A exposição ‘Finca-Pé: Estórias da Terra’, do brasiliense Antônio Obá, chega ao CCBB-BH, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (25). A mostra, que segue em cartaz até o dia 1º de setembro, reúne mais de 50 obras que abordam a relação entre o corpo, o território e a permanência.

Com a curadoria de Fabiana Lopes, o título da exposição, que estreou no Rio de Janeiro, remete ao gesto de fincar os pés nos chão como forma de resistência e existência. “Acredito que as obras que faço, não raro, refletem um pouco sobre esse estar no mundo e senti-lo. Não só vê-lo, mas cheirá-lo, tocá-lo, escutá-lo, e cada um desses sentidos atua como catalisador do que pode ser potencialmente estético, numa pesquisa”, disse Obá.

O conjunto de obras inclui desenhos, pinturas, instalação, cadernos do artista e o filme-performance ‘Encantado,’ que convida o público a refletir sobre símbolos e rituais, principalmente ligados a práticas espirituais e religiosas. O artista se inspira na figura do peregrino, que caminha para cumprir uma promessa e transforma essa jornada em uma experiência visual e sensorial.

A exposição ainda conta com a participação do artista Marcos Siqueira, nascido e residente na Serra do Cipó. As pinturas do mineiro, realizadas com pigmentos naturais sobre madeira, são feitas com matéria extraída diretamente da terra. Desse modo, os trabalhos de Siqueira estabelecem um diálogo com os temas centrais de Obá, expandindo a mostra para um campo poético em que a terra é tanto matéria quanto memória.

Anota aí!

Exposição “Finca-Pé: Estórias da terra”, de Antonio Obá

Data: de 25 de junho a 1º de setembro
Local: CCBB-BH | Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, BH
Entrada gratuita
Mais informações em ccbb.com.br/bh

Anota aí!

Classificação etária: Livre
Entrada: Gratuita

Ana Magalhães

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e do programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Repórter do BHAZ desde agosto de 2024.
LinkedIn

Ana Magalhães

Email: ana.magalhaes@bhaz.com.br

Jornalista

LinkedIn

Mais lidas do dia

‘Se eu fosse vivo… vivia’, de André Novais Oliveira com Conceição Evaristo, vence melhor filme no Festival de Brasília

Se eu fosse vivo... vivia

Ivete Sangalo faz o sinal de ‘L’ em alusão a Lula durante show em BH

Ivete Sangalo show BH

‘O que a vida quer é coragem’: Chico Pinheiro celebra fim da quimioterapia após câncer

'O que a vida quer da gente é coragem': Chico Pinheiro celebra fim da quimioterapia após câncer

101 dálmatas? Encontro reúne cães da raça na Praça JK, em BH; veja vídeo

BH recebe 1º Encontro de Dálmatas da cidade neste sábado

Minas registra 155 mortes por afogamento em oito meses; chegada da temporada de calor exige cuidados

Minas Gerais registrou 155 mortes por afogamento entre janeiro e agosto de 2026

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ

Siga o BHAZ nas redes sociais

TikTok
YouTube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logo BHAZ