TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

Aos 84 anos, moradora de BH corre até 15 km e inspira movimento pela saúde: ‘Vocês vão ganhar vida’

17/09/2026 às 14h08
Carmosina Souza Lima, de 84 anos, corre quatro vezes na semana (Amanda Serrano/BHAZ)

Antes mesmo das 5 horas da manhã, Carmosina Souza Lima se levanta para começar o dia e fazer algo que a faz se sentir viva: correr! Quatro vezes na semana, ela sai sozinha para correr entre 7 e 15 quilômetros na beira da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. A rotina pode parecer comum para quem corre, mas ganha outro significado quando se descobre que Carmosina tem 84 anos e pratica o esporte há mais de duas décadas.

“Eu comecei caminhando, mas um dia senti vontade de correr e aí não parei mais. Me sinto bem, gosto e já tem mais de 20 anos que faço isso”, conta ao BHAZ. Segundo ela, já correu quase 18 km, mas seu objetivo principal é correr 20 km. “Um dia eu vou conseguir completar 20 km e, quando esse dia chegar, eu vou ficar satisfeita”, completa.

Para Carmosina, a corrida é algo muito importante para a saúde física e mental. Atualmente, ela é embaixadora do KM’s Pela Vida, um movimento criado na capital mineira que une corrida, caminhada e pedalada para promover a saúde mental, o autocuidado e a prevenção ao suicídio.

“Eu gosto de correr e faz muito bem pra saúde. Eu tenho 84 anos e tenho uma mente muito boa, não tenho doença nenhuma, não vivo em hospital”, destaca. Ela compartilha a rotina com mais de 62,2 mil seguidores no Instagram @carmozinasouzalima.

Com 84 anos e uma longa vida de aprendizados, Carmosina dá uma dica: parado, quem fica é só o poste, as pessoas precisam se movimentar! “Vocês vão ganhar vida, vão ganhar saúde. Ficar sentado no sofá não leva a gente a lugar nenhum”, reflete ela.

‘Atleta por propósito’

O movimento KM’s Pela Vida faz parte do projeto Atleta Por Propósito, idealizado por Vinicius Murta, que encontrou no esporte uma ferramenta para ajudar a superar os desafios da vida.

“Não desista”, esse é o slogan que aparece na blusa usada pelos integrantes do projeto.

Vinicius Murta ao lado de Carmosina Sousa (Amanda Serrano/BHAZ)

À reportagem, Murta explica que tentou suicídio quando criança e, após lutar anos contra a depressão e a síndrome do pânico, achou na atividade física um motivo para se manter vivo. Para ele, a persistência necessária para completar uma prova também simboliza uma escolha pela vida.

“Eu tentei suicídio na minha infância. Quando mais velho, a depressão foi se agravando cada vez mais até eu desenvolver a síndrome do pânico. Eu fui atrás daquela criança que quis desistir da vida e tentei reconhecer os sonhos daquela criança e um dos sonhos daquela criança era ser atleta. Então, eu comecei a praticar atividade física do zero com um objetivo de ensinar as pessoas a não desistirem”, revela ele.

KM’s Pela Vida

A partir da força de viver de Murta, nasceu o projeto Atleta Por Propósito, que teve repercussão nacional. “Depois, construímos o KM’s Pela Vida, em 2025. Ele é um movimento que faz parte do projeto e que tem a atividade física como agente de transformação, que nasceu em Belo Horizonte e, hoje, já está em 12 estados do Brasil”, relata o atleta.

O KM’s Pela Vida acontece no último sábado de todo mês. Em BH, ele ocorre na Pampulha, onde as pessoas se reúnem para correr desde o Marco Zero até a Igreja São Francisco de Assis. “Nós temos potencial para reverter a dor de uma depressão tendo o esporte como agente de transformação. Esse é nosso slogan, essa é a nossa missão e nós sempre falamos “‘Vamos juntos, ninguém é tão bom sozinho’, não desista!”, conclui Murta.

Amanda Serrano

Com experiência nas principais redações de Minas, como Jornal Estado de Minas e TV Band Minas, além de atuação como assessora política, Amanda Serrano é, atualmente, repórter do Portal BHAZ. Em 2024, fez parte da equipe vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo.
LinkedIn

Amanda Serrano

Email: amanda.camini@bhaz.com.br

Jornalista

LinkedIn

Mais lidas do dia

Vídeo mostra ataque de abelhas a uma aluna em escola de Ibirité, na Grande BH

Criança é atacada por exame de abelhas na porta de escola em Ibirité

PF investiga suspeita de fraudes em contratos públicos na Educação em Belo Horizonte

Pf fraudes contratos educação bh

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 102 milhões; veja quanto rende valor

Mega-Sena

Resultado da Lotofácil da Independência: veja os números sorteados e saiba se você levou R$ 300 milhões

lotofácil da independência

‘Pensei nas minhas filhas’, diz motociclista que resgatou menina de ataque de abelhas em escola de Ibirité

Motoqueiro que resgatou criança de ataque de abelhas em Ibirité diz que pensou nas próprias filhas

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ

Siga o BHAZ nas redes sociais

TikTok
YouTube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logo BHAZ