A torcida do Atlético criou um novo movimento para incentivar o hábito da leitura entre os torcedores. Batizado de “Galeitura”, o projeto rapidamente ganhou repercussão entre atleticanos e passou a inspirar torcidas de outros clubes, como Cruzeiro e Corinthians, que também criaram iniciativas voltadas à literatura.
A ideia surgiu a partir do hábito do meia Gustavo Scarpa de incentivar os companheiros do Atlético a ler. O movimento transformou a relação entre futebol e literatura e ganhou espaço nas redes sociais.
Torcida do Corinthians cria ‘Fiel Leitura‘
Inspirados pela iniciativa atleticana, torcedores do Corinthians criaram o “Fiel Leitura” no X, antigo Twitter. Ao anunciar o projeto, o perfil destacou a relação entre futebol, identidade e cultura. “O futebol ocupa um grande lugar no coração e nas identidades daqueles que o consomem: as pessoas não torcem para um time ‘porque sim’, torcem porque se identificam com a bandeira que aquela instituição/torcida defende.”
Na publicação, os responsáveis pelo projeto também elogiaram a iniciativa do Galeitura e afirmaram que a criação do clube de leitura busca ampliar a relação dos torcedores com os livros.
Cruzeirenses criam ‘Cruleitores‘
A torcida do Cruzeiro também aderiu à ideia e criou o “Cruleitores”, movimento voltado ao incentivo à leitura entre os torcedores celestes. A iniciativa, no entanto, foi alvo de críticas nas redes sociais. Segundo publicações feitas pelo perfil do projeto, torcedores de Atlético e Cruzeiro fizeram ataques e acusaram o movimento de ser uma cópia do Galeitura.
Diante da repercussão do caso, as responsáveis pelo Cruleitores chegaram a anunciar que não dariam continuidade ao projeto. Após a decisão, outro perfil decidiu seguir com a iniciativa.
O novo movimento se manifestou sobre o episódio e afirmou que dará continuidade ao projeto, além de prestar apoio às responsáveis pelo Cruleitores, que relataram ter sido ameaçadas. “ Apoiamos este projeto e assumimos, com responsabilidade, a missão de acompanhar as Cruleitores. Nosso apoio às meninas que enfrentaram ameaças. Sua iniciativa foi monumental e respeitamos a decisão de não prosseguir. A literatura aproxima as pessoas e as transforma. Sejam bem-vindas.”
Após as críticas e ameaças relatadas pelas responsáveis pelo Cruleitores, o perfil do Galeitura publicou um comunicado para deixar claro que não apoia os ataques. “A equipe e a comunidade da Galeitura vêm a público declarar, de forma clara e enfática, que não toleram, apoiam ou se associam a quaisquer ataques dirigidos a Cruleitores.”










