Depois de dias de calor intenso, Minas Gerais deve enfrentar uma mudança no tempo ainda nesta quinta (15) e sexta-feira (16), com previsão de chuva, trovoadas e queda nas temperaturas. A virada está relacionada à chegada de um ciclone extratropical próximo à costa das regiões Sul e Sudeste.
O sistema deve reforçar as instabilidades em Minas e nos estados vizinhos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inemt), nesta quinta-feira, a chuva começa a atingir o Sul mineiro desde as primeiras horas do dia e avança ao longo da tarde, quando a previsão indica instabilidade em praticamente toda a Região Sudeste. Para sexta-feira, a expectativa é de chuva e trovoadas em todo o estado.
Em Belo Horizonte, a temperatura máxima prevista é de 28 °C nesta quinta-feira e de 27 °C na sexta. O cenário também exige atenção para as tempestades: há aviso laranja de perigo para grande parte da Região Sudeste nesta quinta, enquanto o extremo nordeste de Minas está sob aviso amarelo.
Na sexta-feira, Minas Gerais fica sob aviso amarelo de perigo potencial para tempestades.
Ciclone extratropical deve provocar mudança no tempo
A formação do ciclone está ligada ao fortalecimento de uma área de baixa pressão no litoral do Sudeste. A previsão é que, na sexta-feira (16), o sistema se intensifique e forme uma frente fria sobre o oceano Atlântico, favorecendo a entrada de ar frio em parte do centro-sul do Brasil.
Ao seguir em direção ao centro do Atlântico Sul, o ciclone deve avançar sobre águas cada vez mais frias, com a temperatura da superfície do mar passando de aproximadamente 23 °C para 14 °C. Essa evolução é compatível com a manutenção das características extratropicais do sistema.
Além de intensificar as chuvas no Centro-Oeste e no Sudeste, o ciclone pode provocar rajadas pontuais de vento no litoral das duas regiões. A entrada de ar frio também deve contribuir para a queda das temperaturas no centro-sul do país, principalmente no fim de semana.










