TikTok
Youtube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp

‘Fofauna’: Bombeiros resgatam quati, ouriço e até jiboia em MG

03/11/2026 às 17h58
Fofauna: Bombeiros resgatam quati, ouriço e até jiboia em MG
(Reprodução/CBMMMG)

Quatis, jiboias e até um ouriço-cacheiro foram encontrados em situações inusitadas dentro de residências em Minas Gerais nos últimos dias. Os animais silvestres precisaram da ajuda do Corpo de Bombeiros para serem resgatados e, depois de avaliados, foram devolvidos à natureza.

As ocorrências foram registradas em Fama e Formiga, no Sul de Minas, e em Muriaé, na Zona da Mata. Em Fama, uma equipe de salvamento foi acionada por volta das 18h dessa segunda-feira (2) para capturar um quati que havia entrado no banheiro de uma casa, no Condomínio Nova Fama.

Os militares isolaram o ambiente e fizeram a contenção do animal com equipamentos adequados. Como ele não apresentava ferimentos, foi transportado e solto em uma área de vegetação nativa, distante da região urbana.

Já em Formiga, uma jiboia foi encontrada dentro de uma caixa d’água no quintal de uma residência, no bairro São Luiz. Os bombeiros foram chamados às 15h55 de segunda-feira (2), localizaram a serpente e fizeram a captura segura. Em seguida, o animal foi levado para uma área de mata, onde foi solto em seu habitat natural.

Na Zona da Mata, um ouriço-cacheiro também precisou de ajuda para sair de uma situação inesperada. O animal foi encontrado sobre um espelho, dentro do banheiro de uma casa em Muriaé, no domingo (1º).

Os moradores contaram aos bombeiros que costumam deixar as janelas abertas e suspeitam que ele tenha passado pelas grades de proteção. A forma como o ouriço entrou no imóvel, porém, não foi confirmada. Sem ferimentos, ele também foi devolvido à natureza.

O que fazer ao encontrar um animal silvestre em casa?

O Corpo de Bombeiros orienta que moradores mantenham a calma e afastem crianças e animais de estimação do local. O ideal é isolar o ambiente e evitar movimentos bruscos, tentativas de captura ou qualquer contato direto com o animal. Se houver uma saída segura, portas e janelas podem ser deixadas abertas para permitir que ele vá embora espontaneamente.

Caso seja necessário, os bombeiros devem ser acionados pelo telefone 193. A corporação alerta que animais silvestres não devem ser perseguidos, alimentados ou manuseados, já que podem reagir de forma defensiva e provocar acidentes, mesmo quando parecem inofensivos.

Raul Costa

Graduando em Jornalismo pela UFMG e estagiário no BHAZ. Gosto jornalismo cultural, cultura pop e tudo que envolve contar boas histórias.

Raul Costa

Email: raul.gomes@bhaz.com.br

Estagiário do BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ

Siga o BHAZ nas redes sociais

TikTok
YouTube
X (Twitter)
Instagram
Facebook
Whatsapp
Logo BHAZ