A família cresce: Taos passa a integrar linha de utilitários esportivos da Volkswagen

VW Taos
Novo Taos começa a ser vendido nas concessionárias da Volkswagen em junho (Foto: Pedro Dantas)

A Volkswagen se surpreendeu com a rapidez com que conseguiu vender o Taos, seu novo utilitário esportivo, durante a pré-venda. Enquanto uma live no Youtube anunciava a chegada do produto, os consumidores brasileiros fizeram a limpa em poucos minutos, através da Internet: as 300 unidades disponibilizadas para esta etapa foram vendidas. Nada mal, bom começo.

VW Taos pré-venda
Unidades da pré-venda do Taos se esgotaram em poucos minutos (Foto: Pedro Dantas)

O modelo vai competir com os SUVs Corolla Cross, da Toyota, e o Commander, que a Jeep ainda vai lançar neste ano.  E chega às concessionárias do País ainda em junho. Mas sua produção também está ameaçada em função da falta de componentes eletrônicos, que em sua maioria vêm da China. Eles simplesmente desapareceram – culpa da pandemia – e têm levado a indústria mundial a incertezas temerárias.

O Taos é produzido na Argentina (Pacheco) sob a conhecida plataforma MQB, a mesma do Jetta, e no Brasil terá as seguintes configurações. Veja quais e seus preços:

  • Taos Comfortline 250 TSI: R$ 154.990
  • Taos Highline 250 TSI: R$ 181.790
  • Highline Launching Edition 250 TSI: R$ 191.060
VW Taos traseira
Lanternas têm traços que acompanham o grafismo dos faróis (Foto: Pedro Dantas)

DNA dos manos

O design do Taos é particular, mas segue a mesma linha dos manos de marca T-Cross e Tiguan. Suas dimensões são proporcionais, com distância entre os eixos longa e balanços dianteiro e traseiro, curtos, com linha de cintura elevada.

Os faróis são full-LED que são “vizinhos” do DRL (Daytime Running Light), aqueles filetes em LED que cortam a grade frontal para serem usados de dia. Em breve vão ser obrigatórios em todos os carros vendidos no Brasil. O capô é bem horizontal, a frente muito vertical e o para-choque têm linhas marcantes, com acabamento em preto brilhante em formato de “X”.

Já as lanternas têm traços que acompanham o grafismo dos faróis. As rodas de liga leve de 18 polegadas são de série em todas as versões.

Com 4.461 mm de comprimento, o Taos possui 2.680 mm de entre eixos, medida que o faz ter um espaço interno importante.  Suas medidas internas permitem que pessoas altas viajem com conforto no banco traseiro, sem enfrentar problemas com joelhos raspando no banco dianteiro ou cabeça encostando no teto.

O porta-malas do Taos tem capacidade de 498 litros e os bancos traseiros ainda podem ser rebatidos. Cabe até uma prancha de surfe nesta configuração, garante a Volks.

Completinho

Os itens internos que compõem o novo SUV seguem as tendências do mercado para este segmento. Veja alguns:

  • Bancos revestidos em couro sintético;
  • Volante multifuncional;
  • Painel de instrumentos Active Info Display com uma tela de 10,25 polegadas;
  • VW Play (central de entretenimento), com tela de 10,1″ polegadas;
  • Ambient Light (ocupantes podem escolher a cor da iluminação interna entre 10 opções.

Segurança e motor

Os componentes de direção autônoma e segurança também estão presentes no Taos. Confira alguns:

  • Frenagem Autônoma de Emergência;
  • Controle Adaptativo de Cruzeiro, com função Stop&Go;
  • Frenagem automática pós-colisão;
  • Alerta de fadiga;
  • Detecção de veículo no ponto cego;
  • Alerta de tráfego traseiro cruzado com frenagem de emergência para manobras;
  • Seis airbags;
  • Controles de tração e estabilidade;
  • Auxílio de partida em rampa;
  • Sistema de bloqueio eletrônico do diferencial.

O motor do Taos é figurinha carimbada e tarimbada na Volks. Trata-se do 250 TSI Total Flex, o mesmo do T‑Cross, Jetta e a linha GTS.  É um quatro cilindros, com sistema de injeção direta de combustível e turbocompressor, que gera 150 cv de potência a 5.000 rpm e torque de 25,5 kgfm já a partir de 1.500 rpm, com etanol e/ou gasolina.

Os dados de desempenho informados pela empresa são:  aceleração de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e velocidade máxima de 194 km/h.

Taos em movimento
Velocidade máxima anunciada para o Taos é de 194 km/h (Foto: Pedro Dantas)

Acessorizar é preciso

A lista de acessórios originais para o Taos é composta por 100 itens.  A Volkswagen oferece, por exemplo, diversos tipos de suportes para bicicletas, todos com instalação fácil, além de assento de bike exclusivo para crianças com cinto de segurança de cinco pontos e capacidade para até 22 quilos.

Outro acessório interessante é a tenda para camping. Ela pode ser montada no teto, tem capacidade para, no máximo, duas pessoas (ou até 182 quilos) e é feita de materiais resistentes a impermeáveis.

O fabricante disponibiliza também três opções de baú de teto com capacidades entre 300 e 400 litros (ambos para até 75 quilos), com chave.

Outros itens são tapete para porta-maças impermeável, tapetes emborrachados com sistema de fixação e travamento por pinos, purificador de ar portátil que pode ser ligado na tomada 12 volts ou nas entradas USB tipo C, frisos de portas, capas de chaves, película protetora para a tela de 10.25 polegadas da central VW Play, película anti-vandalismo para os vidros, rack de teto, cesto e cinto peitoral para animais de estimação.

Outro destaque da linha de acessórios é o Módulo de TV, que permite ter acesso a canais abertos para assistir pela tela do VW Play.

A VW disponibiliza artigos alusivos ao Taos para os donos e seus familiares. Tais como coleção e camisetas (masculinas e femininas), guarda-chuvas, bonés, chinelos, garrafa térmica e mochilas.

Texto: Luís Otávio Pires

Taos na terra
Foto: Pedro Dantas

Acesse: www.aceleraai.com.br

Acelera Ai
Acelera Airedacao@aceleraai.com.br

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

Comentários